Contact Us
Como criei impacto através dos dados enquanto Engineer?
Tempo de leitura: 4 minutos

Como criei impacto através dos dados enquanto engineer?

Por Cláudia Gomes, Business Intelligence Developer @ Xpand IT

Como Data Engineer da Xpand IT,  crio impacto através dos dados, ajudando os nossos clientes a extrair o máximo dos mesmos ao criar painéis, desenvolver processos de integração de dados para unificar diferentes fontes operacionais e criar simples relatórios diários de monitorização para personalizações visuais mais complexas. Agora perguntas: qual é o elemento-chave de tudo isto? Dados, dados brutos puros – o ouro do século XXI, sendo que as empresas estão cada vez mais a perceber o potencial que têm para os seus negócios no presente e no futuro.

No entanto, nem sempre é fácil fazer os clientes perceber que o investimento que estão a fazer em ferramentas e, consequentemente, em pessoas (developers de Business Intelligence) para transformar os seus dados terá, de facto, um alto retorno tanto nos negócios quanto nos processos diários. Na grande maioria dos casos, conseguimos ver diretamente o impacto através dos dados que o nosso trabalho causou nas suas rotinas e tomadas de decisão. No trabalho que fui desenvolvendo ao longo dos anos em diferentes organizações de vários ramos de negócios, retirei cinco conclusões de clientes que decidiram capitalizar os seus dados, contando com a experiência de data engineers e developers de Business Intelligence.

Enquanto estás a tentar aprender mais sobre a função de Data Engineer ou até mesmo quando já decidiste candidatar-te a uma posição de Business Intelligence e analytics, de certeza que com este artigo vais entender o impacto significativo que pode causar.

1 – Automação de Processos / Melhoria de Produtividade

As empresas, principalmente em clientes de médio a grande dimensão, têm uma quantidade razoavelmente grande de dados brutos para processar, analisar e KPIs para calcular. O cenário mais frequente com que se pode deparar é um utilizador empresarial copiar dados para (várias) folhas de Excel e calcular o KPI manualmente para que esses sejam apresentados a um diretor de departamento ou ao Conselho de Administração.

Esta tarefa demorada e sujeita a erros é um exemplo real de como o trabalho de um Business Intelligence Developer pode fazer a diferença: vais criar um relatório que irá pré-calcular todos os KPIs necessários de antemão e imprimes o resultado, por exemplo, num Excel que será então usado diretamente pelo utilizador empresarial para apresentá-los. Reduzimos horas cansativas das rotinas desses utilizadores, o que permite que este as use em assuntos mais urgentes e importantes. Reduzimos o erro e automatizamos um processo que demorava horas para minutos, senão segundos (tempo para processar dados e gerar um relatório). Agora imagina esse tipo de otimizações a serem feitas em várias áreas da empresa e a influência que isso tem na sua produtividade!

2– Impulso nas vendas / Novos Insights

Outro cenário comum é a análise de informação durante longos períodos de tempo e em vários eixos de análise: cliente, vendas, quantidade de transações, entre outras, que podem vir de diferentes fontes, como bancos de dados, arquivos, CRM ou outras aplicações de negócios. Como Data Engineer, vais fornecer os processos que permitem a consolidação de informação e o cálculo de métricas importantes para o negócio do cliente, mantendo essas informações ao longo dos anos.

Isso vai resultar em relatórios ou dashboards, que vão ajudar a entender o comportamento e a satisfação do cliente, encontrar áreas/clientes lucrativos ou oportunidades de vendas cruzadas, otimizar políticas de preços e identificar tendências de mercado. Em última análise, vai permitir a criação de mensagens e campanhas de marketing mais direcionadas bem como de novas oportunidades de negócios, resultando em maiores receitas.

3– Tomada de decisões mais rápidas e precisas

A competição está cada vez mais feroz e as empresas querem ter uma vantagem competitiva sobre os outros participantes do mercado. Ao desenvolver processos para encontrar e consolidar dados, podes criar alertas para quando os dados atingirem certas condições  e enviá-los para as principais partes interessadas na tomada de decisões. Este é mais um cenário comum a muitos clientes  pois permite um processo de tomada de decisão mais rápido, fornecendo informações precisas e relevantes no momento certo, o que é vital para alcançar a vantagem competitiva desejada e tomar as ações necessárias. Assim, é evidente o impacto através dos dados que é possível termos nesta função.

4 – Cultura self-service e data-driven

As ferramentas de Business Intelligence promovem a partilha de informações porque permitem que os utilizadores de negócios acedam e explorem dados de toda a empresa, mesmo quando o utilizador não tem experiência em assuntos como análise estatística. Por sua vez, isso promove um ambiente de colaboração e comunicação entre os departamentos, além de permitir aos utilizadores seguirem de forma consistente as alterações nos dados e receber notificações de acordo com as mesmas. Por aqui podemos ver que a sinergia entre os departamentos de IT e de negócios irá melhorar e ajudar a impulsionar o crescimento dentro de uma organização.

5 – Eficiência operacional / redução de custos

A monitorização e o processamento de dados não são apenas valiosos para os negócios, mas também para o desempenho e a eficiência operacional. É crucial para uma organização acompanhar as métricas, como a satisfação do colaborador, desempenho, produtividade, bem como perceber quais as áreas que são as mais económicas e outras onde os custos podem ser reduzidos. Isto vai ajudar a impulsionar a empresa em direção a processos e operações mais eficientes, ao mesmo tempo que ajuda a empresa a crescer e a ser financeiramente mais saudável numa perspetiva interna.

Conclusão

Assim, enquanto Data Engineer o impacto através dos dados que podes causar é duradouro. Clientes que por vezes são inicialmente céticos rapidamente ficam entusiasmados e adeptos do processamento dos dados quando percebem que o seu tempo pode ser usado de maneira mais eficaz e que a informação está agora centralizada. É por este efeito duradouro e gratificante, é pelo grande (e às vezes inesperado) valor acrescentado que trazemos ao cliente que nós trabalhamos. 

Leave a comment

Comments are closed.

Comments

  1. … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/como-criei-impacto-atraves-dos-dados-enquanto-engineer/ […]

  2. … [Trackback]

    […] Read More Info here on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/como-criei-impacto-atraves-dos-dados-enquanto-engineer/ […]

  3. … [Trackback]

    […] Info on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/como-criei-impacto-atraves-dos-dados-enquanto-engineer/ […]

  4. … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/como-criei-impacto-atraves-dos-dados-enquanto-engineer/ […]

  5. … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/como-criei-impacto-atraves-dos-dados-enquanto-engineer/ […]

  6. … [Trackback]

    […] There you will find 26631 additional Information to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/como-criei-impacto-atraves-dos-dados-enquanto-engineer/ […]

  7. … [Trackback]

    […] Here you can find 42770 more Info to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/como-criei-impacto-atraves-dos-dados-enquanto-engineer/ […]

  8. … [Trackback]

    […] Find More Information here on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/como-criei-impacto-atraves-dos-dados-enquanto-engineer/ […]

  9. … [Trackback]

    […] There you can find 17422 additional Information on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/como-criei-impacto-atraves-dos-dados-enquanto-engineer/ […]

  10. … [Trackback]

    […] Find More to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/como-criei-impacto-atraves-dos-dados-enquanto-engineer/ […]

  11. … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/como-criei-impacto-atraves-dos-dados-enquanto-engineer/ […]

  12. … [Trackback]

    […] There you can find 38663 additional Information on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/como-criei-impacto-atraves-dos-dados-enquanto-engineer/ […]