Contact Us
Entrevista de emprego online: quatro dicas para seres bem-sucedido
Tempo de leitura: 4 minutos

Entrevista de emprego online em IT: quatro dicas para seres bem-sucedido

Por Alexandre Silva, Talent Acquisition @Xpand IT

Preparar e ter sucesso em entrevistas de emprego é algo que a maioria das pessoas não gosta muito, mas é uma parte muito importante quando estamos a assumir um novo desafio profissional.

Grande parte da indústria tecnológica faz muitas entrevistas por ser um mercado bastante ativo, dependendo de onde estás a trabalhar. Muitas pessoas já tiveram a experiência de trabalhar em casa. Em Portugal, a maioria dos developers e IT Engineers estão agora a enfrentar pela primeira vez a experiência de fazer uma entrevista de emprego online e por videochamada.

Há uma série de questões que podia abordar relacionadas com recrutamento em IT, mas neste artigo vou abordar a entrevista de emprego online nas áreas tecnológicas e como podes preparar-te e ser bem-sucedido.

Neste momento, na Xpand IT, estamos a trabalhar a partir de casa, a não ser que seja preciso ir ao escritório por algum motivo. Portanto, mesmo fora do escritório, ainda estamos a recrutar novos profissionais de tecnologia – isso significa que temos de adaptar o contacto e a chegada de novos Xpanders através dos canais digitais. O principal objetivo aqui é sempre criar a melhor experiência tanto para os candidatos como para os recrutadores.

Assim, vou partilhar quatro dicas para teres sucesso numa entrevista de emprego online em IT, sejas tu um developer ou um IT Engineer. Será muito diferente das normais? Bem, sim, e de muitas maneiras que iremos discutir mais à frente neste post. Vamos a isso!

1 – Garante que tens as condições para fazeres videochamadas

Esta pode ser a dica mais básica e mais importante que posso dar. Geralmente, isto é algo com que não precisas de te preocupar quando tens uma entrevista pessoalmente. Antes de iniciares a entrevista no local em que estiveres, verifica se tens as condições certas, como um lugar calmo, com o mínimo de ruído de fundo possível. Dependendo da plataforma que usares, deves testar o som e o microfone para verificar se tudo está a funcionar corretamente. Principalmente se a plataforma for nova, é melhor confirmares com antecedência.

2 – Câmara? Para quê?

Eu podia ter colocado esta dica no primeiro ponto, mas resolvi dividir e colocar em segundo. Porquê? Muitas pessoas não entendem a importância de ter uma câmara durante uma entrevista de emprego online. Imagina que estás num encontro – sim, num encontro – mesmo que não estejamos a analisar a tua aparência, há uma conexão a ser feita. Quantas vezes alguém que conheces fala sobre outra pessoa que ainda não conheceste e o teu cérebro tem uma necessidade urgente de associá-la a um rosto? Associar uma pessoa a uma cara é essencial e ajuda o recruiter a conectar-se com o candidato.

Outro ponto que valorizo ​​como recrutador são as habilidades sociais. Numa entrevista remota, entender habilidades pessoais pode ser bastante desafiador. Portanto, se pudermos ver a pessoa do outro lado, a comunicação irá fluir com mais eficiência. A questão é que os detalhes realmente importam e este é o momento de mostrares as tuas particularidades e aquilo em que és melhor. Além disso, com uma câmara, o entrevistador pode ver quando demoras a responder ou se estás realmente focado e atento à entrevista.

3 – Estuda a posição/vaga a que te estás a candidatar

Esta dica pode ser aplicada a todas as áreas profissionais por motivos óbvios. Antes de uma entrevista, deves saber com o que contar. Vou dar um exemplo real que aconteceu comigo para que todos possam entender. Tive um candidato que enviou o seu currículo para uma posição com tecnologias Microsoft, que tinha todas as informações no anúncio. Infelizmente, quando começamos nossa conversa, percebemos logo que ele queria que a função fosse 100% remota, o que não era o caso. Ele obviamente não leu a descrição completa, que referia que o teletrabalho seria parcial. Esta é uma incompatibilidade muito simples, mas percetível – lê toda a oferta de emprego e prepara-te bem. É por aí que podes realmente saber se te revês neste cargo e se encaixas no perfil. Conhece o máximo que puderes, para conseguires encontrar o emprego que faz match contigo. E isto leva-me à última dica.

4 – Perguntas técnicas desde o início!

Muitas pessoas pensam que as questões técnicas geralmente acontecem numa 2ª fase do processo de entrevistas. Bem, na Xpand IT, isso é verdade, mas nem sempre. Os nossos recrutadores e equipa de RH estão familiarizados com as áreas técnicas de IT e sabem como as nossas equipas trabalham, o que significa que podem tentar verificar se as skills técnicas de um candidato correspondem às da equipa. Há apenas uma semana, alguém me disse “Eu trabalho com SQL Server quase todos os dias”. Então, como era uma posição júnior, disparei uma pergunta simples sobre junções de tabelas, algo que surpreendeu o candidato.

Estuda sempre o que a posição exige preparando algumas respostas técnicas! Vais acabar por te sentir muito mais confiante. Não é que uma pergunta vá definir a tua experiência, mas temos que avaliá-la de alguma forma. Estares preparado para uma entrevista de emprego online vai ajudar-te a conseguir a oportunidade de trabalho que queres. Portanto, se a posição for para programares com uma versão recente de uma tecnologia com a qual não estás confortável, verifica as principais diferenças entre a versão que conheces e a que é usada na empresa, por exemplo. Especialmente se tiveres um perfil junior, talvez não conheças todos as linguagens/tecnologias existentes. Mas, se te preparares, isso vai certamente aumentar o teu valor para o cargo.

Conclusão

Como podes ver, as entrevistas remotas em IT não são assim tão complicadas, mas têm algumas diferenças em relação a uma entrevista presencial, das quais até podes tirar proveito. Seguindo estas dicas, espero que possas começar a fazer entrevistas de emprego online em IT com mais confiança e, assim, conseguires o emprego que procuras! Se for na Xpand IT, melhor ainda! Bora lá ter uma conversa digital?

Leave a comment

Comments are closed.

Comments

  1. … [Trackback]

    […] Here you can find 35789 more Information to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/entrevista-de-emprego-online-quatro-dicas/ […]

  2. … [Trackback]

    […] There you will find 83123 additional Info to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/entrevista-de-emprego-online-quatro-dicas/ […]

  3. … [Trackback]

    […] Read More here on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/entrevista-de-emprego-online-quatro-dicas/ […]

  4. … [Trackback]

    […] Read More here to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/entrevista-de-emprego-online-quatro-dicas/ […]

  5. … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/entrevista-de-emprego-online-quatro-dicas/ […]

  6. … [Trackback]

    […] Info on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/entrevista-de-emprego-online-quatro-dicas/ […]

  7. … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/entrevista-de-emprego-online-quatro-dicas/ […]

  8. … [Trackback]

    […] Find More to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/entrevista-de-emprego-online-quatro-dicas/ […]