Careers Xpand IT Careers Xpand IT
Contact Us
marketing.talent@careers.xpand-it.com
Careers Xpand ITCareers Xpand IT
  • Procurar Oportunidades
    • Oportunidades de Emprego
    • Estudantes & Universidades
  • Life at Xpand IT
    • Trabalhar na Xpand IT
    • Os nossos Valores
  • Recursos
    • Blog
    • Webinares e Conteúdos
    • ITalks lives @Instagram
  • Quem Somos
    • Equipas Tecnológicas
    • Equipas Corporativas
    • O que fazemos
    • Imprensa
  • Contactos
  • Português
  • Inglês
Info
Junta-te a nósJunta-te a nósJunta-te a nós
Search website
Search
Close

Teletrabalho: boas práticas para trabalhar em casa (miúdos incluídos)

  1. Home
  2. Blog Xtech Community
Teletrabalho: boas práticas para trabalhar em casa (miúdos incluídos)
31-03-2020
Tempo de leitura: 6 minutos

Teletrabalho: boas práticas para trabalhar em casa (miúdos incluídos)

Por Marta Alegria, Talent Engagement Manager @Xpand IT

Fazer parte de uma equipa de Recursos Humanos significa entre outras coisas que diariamente estou focada nos colaboradores e no seu bem-estar.

Se é certo que a situação que estamos a viver de momento pode causar alguns receios e incertezas, quando estamos ao serviço de outras pessoas, com quem criamos ligações, essa preocupação ganha outro significado porque acima de tudo queremos que estejam bem e a trabalhar da melhor forma.

Assim, para ultrapassarmos alguns obstáculos e fazermos a necessária adaptação ao teletrabalho de uma forma permanente, tornando este momento numa experiência positiva, eu e a minha equipa juntámos, neste artigo, algumas boas práticas para trabalhar em casa – que implementámos internamente para garantir que todos os Xpanders conseguem trabalhar em casa de forma produtiva.

Acredito que estas dicas também podem ser muito úteis para ti, quer sejas estudante quer sejas profissional. Pelo menos têm sido eficazes para mim, e até achei que a adaptação seria mais difícil do que, na verdade, está a ser, já que tenho de dividir a minha atenção entre reuniões remotas, trabalho, dois filhos e tarefas domésticas.

Parte I – Teletrabalho: Dicas gerais para trabalhar em casa de forma produtiva

1 – Define uma rotina diária de trabalho e respeita o teu planeamento

Trabalhar em casa pode, nalgumas circunstâncias, tornar-nos mais desleixados ou trazer distrações acrescidas. Para garantir a produtividade e o otimismo, em teletrabalho, deves seguir um planeamento e manter as tuas rotinas diárias de sempre, tais como: vestires-te (evita a tentação de trabalhar de pijama) fazeres as refeições habituais, entre outras. Para além disto, é muito importante que dês tempo ao tempo para perceberes e experimentares a rotina que melhor se adequa a ti, fazendo alguns ajustes.

2 – Cria uma lista com objetivos

Para chegares ao fim do dia com a sensação de dever cumprido e de paz interior, pode ser boa ideia definires objetivos diários que queres atingir, logo pela manhã. Ainda que possas concretizar diversas tarefas ao longo do dia, é fundamental teres dois ou três resultados pretendidos que vão orientar o teu dia. Desta forma, é quase certo que vais sentir-te realizado/a a trabalhar em casa.

3 – Cria o teu home office

Em teletrabalho, é fundamental que o espaço em que vais passar tantas horas a trabalhar ou a estudar seja apropriado e tenha as condições necessárias para conseguires estar confortável e focado/a. Se ainda não tens um home office ou escritório, prepara um espaço confortável e evita trabalhar no sofá ou na cama. Será mais fácil se o teu espaço de trabalho não for o mesmo onde fazes pausas, comes, relaxas, ou tens as tuas atividades de lazer.

4 – Trabalha por blocos de tempo e faz pausas

Uma boa estratégia que podes experimentar para gerires o teu tempo é dividires as tuas tarefas em blocos de tempo específicos para cada tipo, fazendo pausas entre elas. Assim, consegues fazer o shift mental e manter o foco. No fundo, o teletrabalho é como estar no escritório – precisamos de fazer pausas para nos sentirmos bem e trabalharmos melhor.

5 – Comunica com as pessoas que partilham contigo a tua casa

Se vives com alguém, parceiro/a, familiares, amigos, e têm a necessidade de partilhar o mesmo espaço de trabalho, é boa ideia explicares como vai ser o teu dia para que estejam todos na mesma página em relação às vossas expectativas e necessidades.

Por exemplo, se tiveres uma chamada importante e precisares de algum silêncio, ou precisares de te focar especialmente devido a um deadline apertado, partilha com as pessoas em casa, para que possam ajudar-te nesse objetivo. Por certo, também vão haver momentos em que vais precisar de apoiar o teu parceiro/a. Em teletrabalho, é importante equilibrar as necessidades de ambos, mantendo uma comunicação aberta e positiva entre vocês.

6 – Mantém o contacto com colegas e managers

Podemos estar fisicamente isolados, mas isso não significa que não continuamos a poder falar regularmente com os nossos colegas e managers. Felizmente existem diversas ferramentas digitais ao nosso dispor, muito úteis quando estamos a trabalhar em casa. Na Xpand IT o Microsoft Teams, por exemplo, já faz parte do nosso dia-a-dia, promovendo uma cultura de trabalho colaborativa e ágil. Tanto para chat entre equipas, como para partilhar documentos, criar interações dinâmicas ou fazer uma videochamada.

Garante que tu e a tua equipa estão totalmente alinhados e que os teus colegas têm a noção das circunstâncias em tua casa, do trabalho que tens em mãos, das tuas necessidades e expectativas. Mais uma vez, a chave é: comunicar, comunicar, comunicar. Partilhar, partilhar, partilhar. Confiar, confiar, confiar.

7 – Usa o tempo extra a teu favor

Uma vez que em teletrabalho não temos de fazer as deslocações habituais, pode ser uma boa ideia usares esse tempo extra para fazeres algo que potencie a tua saúde e equilíbrio pessoal. Há quanto tempo queres tentar meditar? E quantos livros tens na cabeceira da cama, por ler? E que tal fazeres logo pela manhã alguns exercícios físicos, para começares o dia com mais energia? Se há uma coisa fantástica na internet é a quantidade e diversidade de recursos e vídeos que podes encontrar, para te manteres ativo/a e saudável. É só fazer uma pesquisa.

Parte II – Boas práticas para trabalhar em casa de forma produtiva e cuidar em simultâneo dos miúdos

1 – Usa a sesta em teu benefício

Começar logo a trabalhar cedo pela manhã enquanto os teus filhos ainda estão a dormir pode ser muito útil. Ou aproveitares aquele momento à noite, depois de adormecerem. Assim, não te vais sentir tão stressado/a quando precisares de fazer pausas, durante o dia, para brincar com eles.

2 – Cria um espaço próprio para as brincadeiras das tuas crianças

Prepara uma secretária adequada ao tamanho dos teus filhos, com diferentes materiais, para os manter entretidos. Isto vai dar-te literalmente algumas horas em cada dia porque vão ter uma quantidade enorme de diferentes coisas para fazer, fazendo-os sentir-se importantes.

3 – Define um plano de atividades para os teus filhos

Em teletrabalho, é tão importante definires um planeamento para as tuas rotinas e produtividade, como teres um plano específico com diferentes atividades para os teus filhos estarem ocupados, ao longo do dia. Podes planear o número de horas que podem passar a ver televisão ou a jogar videojogos, definir um período para lerem ou para atividades criativas e até mesmo para aprenderem coisas novas (temas escolares ou outros). Tira vantagem de plataformas como a Khan Academy entre outras que são excelentes recursos.

4 – Permite a proximidade

Se achares que pode fazer sentido, faz por trabalhar perto dos teus filhos, deixando-os brincar no teu espaço de trabalho. Como deves saber, as crianças exigem atenção o tempo todo e para além disso gostam de poder observar-te (e até admirar-te a trabalhar em casa).

5 – Tem um biberon ao pé de ti

Se tens um bebé, pode ser útil teres um biberon preparado, antes de iniciares uma reunião. Desta forma, mesmo que o teu bebé acorde durante a mesma, tens um salva vidas para o distrair e tranquilizar. Se já forem crianças maiores, prepara snacks que eles possam comer ou beber, durante o dia, para que consigam ser mais autónomos.

6 – Deixa o telemóvel na tua secretária

Quando decidires fazer uma pausa para estar algum tempo com a tua família, faz por deixar o teu telemóvel na secretária, para que possas usufruir verdadeiramente desse momento com eles.

7 – Alterna os brinquedos e cria uma “caixa surpresa”

Podes preparar uma roda da sorte para descobrirem a que jogo vão brincar, mantendo a animação e a motivação certas para brincarem sozinhos. Outra ideia é ter uma caixa já preparada com cartolinas, pom poms, cola, tesouras, glitter, tubos, botões, autocolantes, jóias de plástico, tintas aguarela, canetas, bolas de sabão, balões, missangas, papel de seda, plasticina, penas, etc. (escolhe os itens cuidadosamente, de acordo com a idade dos teus filhos e deixa-os divertirem-se).

8 – Liberta-te da pressão

Se as coisas nem sempre correrem como planeaste, em vez de stressares, foca-te nos teus filhos e desanuvia um pouco. Podes sempre trabalhar em casa mais tarde quando já estiverem a dormir ou compensar no dia seguinte. Permite-te também fazer algo de significativo ou divertido com eles, equilibrando o teu tempo pessoal-profissional. Aqui é fundamental que fales com o teu manager e equipa, partilhando as tuas necessidades e horários.

9 – Mindfull! Desfruta!

Trabalhar em casa é uma oportunidade única para te focares em ti, na tua saúde e família. Desfruta de cada dia e dos pequenos momentos com as tuas crianças, para manteres o espírito positivo.

*Este artigo é uma versão PT do conteúdo original que pode ser lido aqui.

Categories:
  • Blog Xtech Community
Tags:
  • IT
  • Remote Work
  • Teletrabalho
Anterior Seguinte
  • Popular
  • Recente
Três dicas para criar um CV de engenharia informática de sucesso
Mai 08, 20

Três dicas para criar um CV de engenharia informática de sucesso

Como ser um bom developer? Não é apenas sobre código
Fev 03, 20

Como ser um bom developer? Não é apenas sobre código

A minha primeira experiência profissional nos estágios de verão da Xpand IT
Set 20, 19

A minha primeira experiência profissional nos estágios de verão da Xpand IT

Como começar a trabalhar em IT? – live instagram
Abr 27, 21

Como começar a trabalhar em IT? – live instagram

Sete conselhos que um junior developer deve saber
Set 16, 19

Sete conselhos que um junior developer deve saber

Teletrabalho: boas práticas para trabalhar em casa (miúdos incluídos)
Mar 31, 20

Teletrabalho: boas práticas para trabalhar em casa (miúdos incluídos)

Cinco razões para continuar a trabalhar na mesma empresa de TI
Jan 22, 20

Cinco razões para continuar a trabalhar na mesma empresa de TI

Data Engineer ou Data Scientist? Descobre a carreira que faz match contigo
Nov 09, 20

Data Engineer ou Data Scientist? Descobre a carreira que faz match contigo

Metodologias ágeis: cinco lições a partir do coaching a diferentes equipas
Dez 26, 19

Metodologias ágeis: cinco lições a partir do coaching a diferentes equipas

Comecei um novo desafio profissional em teletrabalho. Foi assim a minha experiência
Mai 14, 20

Comecei um novo desafio profissional em teletrabalho. Foi assim a minha experiência

De Trainee a Partner: Como chegar a este nível e quais os desafios?
Jun 23, 22

De Trainee a Partner: Como chegar a este nível e quais os desafios?

10 hacks em Javascript que os developers devem conhecer
Mai 17, 22

10 hacks em Javascript que os developers devem conhecer

10 top skills procuradas num Senior Developer
Abr 21, 22

10 top skills procuradas num Senior Developer

A importância de UX e as suas aplicações no futuro – live instagram
Abr 18, 22

A importância de UX e as suas aplicações no futuro – live instagram

Angular vs React: qual escolher? Conhece aplicações práticas
Mar 14, 22

Angular vs React: qual escolher? Conhece aplicações práticas

5 razões para trabalhares numa consultora de IT
Fev 09, 22

5 razões para trabalhares numa consultora de IT

De Native para Flutter: a opinião de um mobile developer
Jan 07, 22

De Native para Flutter: a opinião de um mobile developer

Termos e Condições de Participação no Passatempo Auscultadores Bluetooth
Dez 20, 21

Termos e Condições de Participação no Passatempo Auscultadores Bluetooth

Como aplicar deployments no Tableau Server através de uma abordagem DevOps?
Dez 14, 21

Como aplicar deployments no Tableau Server através de uma abordagem DevOps?

4 lições que aprendi sobre liderança ao correr uma meia-maratona
Nov 17, 21

4 lições que aprendi sobre liderança ao correr uma meia-maratona

pin

Portugal

pin

United Kingdom

pin

Sweden

Carreira em IT logo Xpand IT
Subscrever Newsletter
  • Procurar Oportunidades
  • Oportunidades de Emprego
  • Estudantes & Universidades
  • Life at Xpand IT
  • Trabalhar na Xpand IT
  • Os nossos valores
  • Recursos
  • Blog
  • Webinares e Conteúdos
  • ITalks lives @Instagram
  • Quem Somos
  • Equipas de Produto & Tecnologia
  • Equipas Corporativas
  • O que fazemos
  • Imprensa
  • Contactos
www.xpand-it.com  2022 | All rights reserved
Legal Privacy Policy Terms Of Use
Lisboa 2020 Logo norte 2020
logo Compete 2020
Logo Portugal 2020
Logos CMMI e Pledge 1


X
This website uses Cookies
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept All”, you consent to the use of all the cookies. However, you may visit Cookie Settings to provide a controlled consent.
By browsing our website, you agree to ourCookie Policy
Cookie settingsACCEPT ALL
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessários
Relatório de Consentimento
Os cookies necessários são essenciais para o nosso website funcionar normalmente. Assegurando anonimanente as funcionalidades básicas
CookieDuraçãoDescrição
__rd_experiment_versionsessãoEste cookie é configurado pelo RD Station garante que o utilizador veja sempre a mesma versão de um teste A/B, preservando a experiência e consistência dos dados.
_GRECAPTCHA5 meses 27 diasEste cookie é configuirado pelo Google reCAPTCHA protege o nosso site contra ataques de spam nos formulários de contacto.
cookielawinfo-checkbox-[CATEGORY]1 anoEste cookie é usado pelo plugin GDPR Cookie Consent guarda o consentimento do visitante da [CATEGORIA].
viewed_cookie_policy1 anoEste cookie usado pelo GDPR Cookie Consent plugin para guardar se o visitante consentiu ou não o use the cookies. Não guarda nenhum dado pessoal.
Performance e Analíticos
Estes cookies são usados em análises estatísticas, permitem-nos analisar o comportamente de navegação no nosso site de forma a melhorar os serviços e campanhas que disponibilizamos.
CookieDuraçãoDescrição
__trf.src1 anoEste cookie é configurado pelo RD Station, guarda a referência da origem da visita ao site.
_fbp3 mesesEste cookie é configurado pelo Facebook para exibir anúncios quando estiver no Facebook ou noutra plataforma digital onde é usada publicidade do Facebook
_ga2 anosEste cookie é configurado pelo Google Analytics, calcula dados de visitantes, sessões, campanhas e acompanha o uso do site. O cookie armazena informações anónimas atribuindo um número aleatório para distinguir visitantes únicos.
_ga_[ID]2 anosEste cookie é configurado pelo Google Analytics é usado para distinguir os visitantes.
_gat_UA-[ID]1 minutoEste cookie é configurado pelo Google Analytics, onde o elemento padrão no nome contém um número que identifica o site. É uma variação do cookie _gat usado para limitar a quantidade de dados registados pelo Google em sites de alto volume de tráfego.
_gid1 diaEste cookie é configurado pelo Google Analytics guarda um ID único que é usado para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site
_rdtrk9 anos 8 meses 4 dias 9 horas 21 minutosEste cookie é configurado pelo RD Station, guarda a lista de todas as páginas que o visitante acedeu.
AnalyticsSyncHistory1 mêsEste cookie é usado pelo Linkedin para guardar informação sobre quando ocorreu a sincronização com o cookie lms_analytics para os visitantes dos países selecionados.
bcookie2 anosEste cookie é usado pelo Linkedin para guardar informação sobre quando ocorreu a sincronização com o cookie lms_analytics para os visitantes dos países selecionados.
fr3 mesesEste cookie é usado pelo Facebook permite mostrar anúncios relevantes aos visitantes, analisando o comportamento do visitante noutros websites que possuem pixel do Facebook ou o plugin social do Facebook.
rdtrk1 anoEste cookie é configurado pelo RD Station, guarda a lista de todas as páginas que o visitante acedeu.
UserMatchHistory1 mêsEste cookie usado pelo LinkedIn para sincronizar os ID's dos Ads.
YSCsessãoEste cookie é usado pelo Youtube para guardar as visualizações de videos do youtube embebidos em páginas.
yt-remote-connected-devicesnuncaEste cookie é usado pelo YouTube para guardar as preferências de video do visitante nos videos embebidos.
yt-remote-device-idnuncaEste cookie é usado pelo YouTube para guardar as preferências de video do visitante nos videos embebidos.
yt.innertube::nextIdnuncaEste cookie é usado pelo YouTube regista um ID único para guardar quais os vídeos que o visitante visualizou.
yt.innertube::requestsnuncaUsed by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Outros
Cookies que estão atualmente a ser analisados pela nossa equipa.
CookieDuraçãoDescrição
cookietestsessãoEste cookie está a ser analisado pela nossa equipa.
cxssh_status3 meses 8 diasEste cookie está a ser analisado pela nossa equipa.
Funcionais
Estes cookies são usadas para melhorar a experiência e funcionalidades do nosso website, permitem também guardar as preferências do utlizador para futuras vistas.
CookieDuraçãoDescrição
_icl_visitor_lang_js1 diaEste cookie é configurado pelo WPML WordPress plugin guarda o idioma redirecionado.
bscookie2 anosEste cookie é usado pelo LinkedIn guarda se o utlizador fez login com multi-factor
CONSENT2 anosEste coookie é usado pelo YouTube em videos embebidos e regista dados estatísticos anonimamente.
langsessãoEste cookie é usado pelo LinkedIn para guardar a escolha do idioma do visitante no website linkedin.com.
li_gc2 anosEste cookie é usado pelo Linkedin para guardar o consentimento dos visitantes acerca do uso de cookies não essenciais.
lidc1 diaEste cookie é usado pelo LinkedIn para facilitar a escolha do datacenter.
VISITOR_INFO1_LIVE5 meses 27 diasEste cookie usado pelo YouTube para medir a largura de banda de modo a determinar se o visitante acede à nova ou à antiga interface.
wpml_browser_redirect_testsessãoEste cookie é usado pelo WPML WordPress plugin é usado para testar se os cookies estão ativos no browser.
Salvar e Aceitar
  • Português
  • Inglês