Contact Us
Tempo de leitura: 5 minutos

Como começar a trabalhar em IT? – ITalks

A tecnologia está mais presente do que nunca e queremos usá-la para estarmos mais próximos da nossa comunidade. A Xpand IT promoveu na passada quinta-feira, 8 de abril, a primeira edição das Live ITalks na sua conta oficial de Instagram. Nesta nova iniciativa mensal, os nossos experts e developers são convidados a falar em direto sobre a sua experiência, percorrendo diversos temas relacionados com carreiras e tecnologia,  sem faltar o espaço para responder a eventuais perguntas do público. Ana Farinha (Talent Acquisition Specialist) e Nuno Santos (Enterprise Solutions Manager) foram os primeiros convidados que trouxeram várias respostas na ponta da língua para explicar “Como começar a trabalhar em IT?” – o tema central deste primeiro direto.

Como em qualquer início, o primeiro contato é aquele que conta mais e isso veio logo à memória de Nuno Santos. Foi “desde pequeno” que surgiu o gosto pela informática. Por influência dos videojogos rapidamente começou a mexer nos “velhinhos computadores 386”. Mais tarde, a decisão sobre qual curso seguir viria a ser fácil.

Formação: momento de aprendizagem e decisões informadas

A Xpand IT nasceu de uma ideia nos corredores do Instituto Superior Técnico. Foi na mesma instituição onde Nuno Santos se formou em Engenharia Informática “ainda em tempo pré-Bolonha, quando as licenciaturas tinham 5 anos de duração”. Foi ali que o nosso Enterprise Solutions Manager acredita que, mesmo sem dar conta visto que “era uma necessidade”, é onde se aprende a gerir o tempo e as prioridades porque o curso tinha e tem uma grande carga horária.

As primeiras disciplinas podem ser desafiantes pois vão às “bases da engenharia, como a estatística e física” e é neste momento que muitos estudantes desistem desta área. “Tive muitos colegas que queriam seguir informática na faculdade porque estava na berra e dava emprego, mas desistiram no primeiro ano”, alertou Nuno Santos.

Os nossos dois convidados rapidamente sublinharam que é importante fazer o que realmente gostamos, mesmo que não se saiba ou se imagine o que vamos fazer nos próximos 5-10 anos. E no caso do “vasto mundo do IT”, recomenda-se abertura a todo o conhecimento porque a tecnologia está “em constante mudança”. No caso de Nuno Santos, que gosta mais de explorar os softwares e a sua integração entre sistemas, aconselha a “não fechar portas a nada”. “A especialização é um caminho, porque não somos bons em tudo. Podemos aprender e estar a par porque não conseguirmos acompanhar tudo e todos”, frisou.

Convidado por Ana Farinha a fazer uma comparação entre mundo académico e mundo empresarial, Nuno Santos relata como o tratamento da documentação é distinto nestes contextos:

Na faculdade era tudo muito preciso e rigoroso até ao ponto linguístico. A minha expetativa é que isto nas empresas fosse pior, mas não era bem assim. Varia de empresa para empresa ou de cliente para cliente. Há documentação mais exigente e mais soft. Mas claro, para controlar um foguetão exige-se uma documentação super afinada.
Nuno Santos

Acabei o curso, e agora? A importância dos estágios

Não há uma forma milagrosa para começar uma carreira de sucesso”, garantiu Ana Farinha que, a par com Nuno Santos, realçaram que é importante estar preparado para “um choque” quando se começa a trabalhar em IT. Para que essa isso seja gradual e preparado da melhor forma possível, os estágios são uma opção a ter em conta.

É uma mudança significativa. Eu olho para trás e diria: se tiverem oportunidade de fazer um estágio, façam-no. Foi isso que me faltou muito, porque queria perceber como as coisas funcionavam.
Nuno Santos

Os estágios surgem como uma oportunidade de não dar saltos desnecessários e de não criar ideias erradas sobre progressão de carreira. Ana Farinha aconselha fortemente que se deve “aproveitar o caminho da carreira que cada um tem à sua frente” porque aí podemos perceber que “chegar a um cargo de liderança/gestão pode não corresponder ao nosso perfil”.

A experiência é que vai moldar o nosso caminho e ninguém tem experiências iguais”, acrescentou Nuno Santos que traçou o seguinte cenário: “Se o importante apenas fosse ser project manager, deixaríamos de ter técnicos. A carreira pode ter uma vertente mais técnica ou de gestão e não há um caminho certo. Há passos para o lado ou para a frente. Apenas não podemos apontar para o que não sabemos”.

Todas as maneiras de começar um percurso são diferentes, bem como as suas metas.
Ana Farinha

Entrevistas: conselhos para um momento importante

Com ou sem estágios a surgir no percurso profissional, a vontade prevalece, as candidaturas acontecem e surgem finalmente as primeiras entrevistas de emprego. Neste momento desafiante para os jovens profissionais, os nossos Xpanders convidados nesta iniciativa salientam:

  • A entrevista não deve ser um momento pesado. Há que colocar de lado o “nervosismo de que é uma avaliação”, mas sim entender que é uma conversa onde ambas as partes estão interessadas e o querer saber conta muito
  • Depois de o candidato ter a mínima preparação ao procurar conhecer a empresa, não há que ter medo de fazer perguntas. É aí que a conversa se desenrola e outra informação que o CV não mostra como soft skills, comunicação, postura, valores ou cultura
  • E por falar em CV, um jovem sem experiência profissional deve aí evidenciar projetos/cursos complementares, mesmo que não sejam relacionados com IT. Todos esses elementos podem acrescentar valor.
Quanto mais fácil for a conversa, maior é a taxa de sucesso. Assim, a nossa tomada de decisão e transição será confortável.
Nuno Santos

A partilha de experiências e momentos de mentoria são para continuar no Instagram da Xpand IT. Podes rever na íntegra a primeira edição das Live ITalks neste artigo. Fica atento às nossas redes sociais e ao nosso site de carreiras para estares a par das próximas novidades e candidatares-te às nossas ofertas de emprego nas mais variadas unidades de negócio. A tua carreira pode progredir connosco.

Em suma, se queres começar a trabalhar em IT, damos-te algumas ideias a reter:

  • Os primeiros tempos de formação na área de informática podem não ser os mais entusiasmantes, mas serão as bases do teu conhecimento para seres bem-sucedido quando começares a trabalhar em IT. Sê paciente, aberto a todo o conhecimento e proativo ligando essas primeiras noções àquilo que gostas mais de fazer com tecnologia e computadores. Lembra-te que estamos num mundo em constante mudança e evolução
  • A especialização é um caminho que se deve seguir. Como em qualquer área, é difícil ser bom em tudo. O gosto e a competência por certas formas de trabalhar em tecnologia podem surgir durante a tua formação e comprovarem-se na chegada ao mercado de trabalho. E não te esqueças: a tua primeira experiência não vai definir toda a tua carreira
  • O final do curso é um momento em que podes ter muita coisa a acontecer: as últimas cadeiras, os projetos finais e a possibilidade de estágio. Informa-te junto das plataformas de empregabilidade da tua faculdade ou na internet sobre o que as empresas promovem. Um estágio é um excelente momento de transição do mundo académico para o mercado de trabalho
  • Mantém o teu CV atualizado com todo o tipo de experiências e formação que tens e prepara-te para as entrevistas, que devem ser uma conversa boa e descontraída
  • Não anseies logo à partida ter um cargo de gestão como, por exemplo, de project manager. A tua experiência técnica e o tempo poderão ajudar-te a perceber se tens o perfil indicado para gerir projetos ou outro tipo de cargo de elevada relevância numa empresa

Leave a comment

Comments are closed.

Comments

  1. … [Trackback]

    […] Read More here on that Topic: careers.xpand-it.com/italks/como-comecar-a-trabalhar-em-it-live-instagram/ […]

  2. … [Trackback]

    […] Read More on to that Topic: careers.xpand-it.com/italks/como-comecar-a-trabalhar-em-it-live-instagram/ […]

  3. … [Trackback]

    […] Information to that Topic: careers.xpand-it.com/italks/como-comecar-a-trabalhar-em-it-live-instagram/ […]

  4. … [Trackback]

    […] Find More Information here on that Topic: careers.xpand-it.com/italks/como-comecar-a-trabalhar-em-it-live-instagram/ […]

  5. … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: careers.xpand-it.com/italks/como-comecar-a-trabalhar-em-it-live-instagram/ […]

  6. … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: careers.xpand-it.com/italks/como-comecar-a-trabalhar-em-it-live-instagram/ […]

  7. … [Trackback]

    […] Read More Info here to that Topic: careers.xpand-it.com/italks/como-comecar-a-trabalhar-em-it-live-instagram/ […]

  8. … [Trackback]

    […] Here you can find 74491 more Info to that Topic: careers.xpand-it.com/italks/como-comecar-a-trabalhar-em-it-live-instagram/ […]

  9. … [Trackback]

    […] Info on that Topic: careers.xpand-it.com/italks/como-comecar-a-trabalhar-em-it-live-instagram/ […]

  10. … [Trackback]

    […] Find More Info here on that Topic: careers.xpand-it.com/italks/como-comecar-a-trabalhar-em-it-live-instagram/ […]

  11. … [Trackback]

    […] Info on that Topic: careers.xpand-it.com/italks/como-comecar-a-trabalhar-em-it-live-instagram/ […]

  12. … [Trackback]

    […] Find More Information here to that Topic: careers.xpand-it.com/italks/como-comecar-a-trabalhar-em-it-live-instagram/ […]

  13. … [Trackback]

    […] Read More here to that Topic: careers.xpand-it.com/italks/como-comecar-a-trabalhar-em-it-live-instagram/ […]