Contact Us
Como as metodologias Agile transformaram as equipas de projeto
Tempo de leitura: 3 minutos

Como as metodologias Agile transformaram as equipas de projeto

Por Xpand IT

No mundo acelerado e em constante evolução dos negócios, a procura pela eficiência, adaptação rápida e entrega de valor tornou-se algo imperativo no mercado. As metodologias ágeis emergiram como uma resposta transformadora que pretende combater as metodologias tradicionais, que, a nível de desenvolvimento de software, traziam processos muitas vezes rígidos e inflexíveis. 

As metodologias Agile são baseadas numa abordagem que nasceu em 2001 por um grupo de programadores de software insatisfeitos que, com esta metodologia de trabalho, pretenderam passar a ter uma entrega de projetos mais iterativa que potenciasse o aumento de colaboração entre equipas multidisciplinares e um aumento na capacidade de adaptação às mudanças.  

Assim sendo, rapidamente se percebeu que estas metodologias combatiam as tradicionais, que representavam uma gestão de requisitos muito fixa. Estas metodologias são particularmente eficazes em projetos onde os requisitos estão sujeitos a mudanças frequentes ou onde os níveis de incerteza são elevados. Apesar de tudo ter começado com foco em projetos de desenvolvimento de software, cedo se apercebeu que estes tipos de metodologias poderiam ser aplicados em geral à gestão de projeto. 

O que permitem as Metodologias Ágeis e quais os ganhos na gestão de projetos?

As metodologias ágeis permitem que as equipas se tornem mais críticas, com um maior foco nas funcionalidades necessárias pelos utilizadores e com uma maior colaboração, transparência e envolvência do cliente no projeto.  

No geral, estas metodologias, proporcionam um ambiente de trabalho mais dinâmico, colaborativo e adaptável, traduzindo-se num ganho para os clientes na medida em que os entregáveis passam a ter um nível de qualidade superior e garantem de forma mais eficaz a resposta às suas necessidades.

Sendo assim, podemos definir como principais benefícios:

  • Entrega de valor Contínua: com priorização de tarefas a entrega de funcionalidades estratégicas ou de maior impacto. 
  • Flexibilidade e Adaptação: as equipas deixam de estar presas a planos rígidos, podendo ajustar as suas estratégias e prioridades conforme as necessidades, garantindo uma resposta rápida às mudanças.
  • Maior Envolvimento do Cliente: existe uma colaboração mais próxima com os clientes ao longo de todo o projeto, o que permite às equipas adquirirem uma compreensão mais profunda das necessidades do mesmo. 
  • Maior Satisfação da equipa: a existência de uma maior colaboração, transparência e responsabilidade promovida por estas metodologias encorajam a equipa a ser mais autónoma e participativa. 
  • Visibilidade e Transparência: a existência de reuniões diárias, de sprints, ou de quadros Kaban, proporcionam uma visão clara da evolução do projeto em tempo real. Conseguimos que todos os stakeolders acompanhem o trabalho realizado e identifiquem possíveis problemas ou dificuldades mais rapidamente. 
  • Maior Eficiência e Produtividades: com estas metodologias minimizamos processos burocráticos e, como tal, permitimos à equipa um aumento de concentração e foco nas tarefas mais importantes.

A adoção de metodologias ágeis pelos gestores de projetos oferece uma série de vantagens significativas para os clientes e para as suas organizações. Ao optar por abordagens ágeis como  Scrum, Extreme Programming, Kanban ou Lean Software Development, os gestores de projetos promovem uma cultura de adaptabilidade, colaboração e foco no valor entregue. 

É por estes fatores que, na Xpand IT, qualquer equipa – seja para cliente ou não – utiliza metodologias ágeis, particularmente XP Agile uma combinação entre Scrum e Extreme Programming. Sabemos que no mundo dos negócios existe uma constante necessidade de movimento e só assim conseguimos garantir uma resposta que vá ao encontro das necessidades dos nossos clientes.

Dentro das metodologias ágeis, existem vários métodos, sendo eles: 

Scrum

Um framework interativo e incremental para gerir projetos, que inclui papéis como Scrum Master, Product Owner e Equipa de Desenvolvimento. Com este método garantimos a flexibilidade e a interação colaborativa e centrada no cliente, traduzindo as entregas mais eficientes, eficazes e de maior qualidade. 

Kaban

Uma metodologia que se baseia em visualizar o fluxo de trabalho, limitar o trabalho em progresso (WIP), e melhorar continuamente o processo de entrega. Este método permite que exista um limite na quantidade de trabalho que pode estar em progresso em cada estágio do desenvolvimento, evitando a sobrecarga nas equipas de desenvolvimento e promovendo um fluxo de trabalho mais estável.  

Lean Software Development 

Esta abordagem enfoca a eliminação de desperdícios, na entrega rápida de valor ao cliente, e aprendizagem contínua. A eliminação de desperdícios consegue-se a partir da identificação e eliminação de atividades que não agregam valor.  

Reflexões finais 

O nosso foco são os clientes. Responder às suas necessidades é a nossa prioridade. 

Quando as equipas ainda estão a numa fase de análise, ou seja, o momento zero do um projeto, deparam-se com um nível elevado de incertezas. Acreditamos que só estas metodologias é que dão capacidade às equipas de responder ao que os clientes necessitam, uma vez que permitem abraçar a incerteza e responder de maneira rápida e eficaz às necessidades do mercado e dos clientes. 

Ao adotar metodologias ágeis os gestores de projetos podem posicionar os seus clientes e as suas organizações para o sucesso a longo prazo, fornecendo produtos e serviços que atendem às expectativas do cliente, adaptam-se às mudanças do mercado e agregam valor significativo ao negócio.