Contact Us
Liderança Consciente: compreender e fugir ao Triângulo do Drama
Tempo de leitura: 3 minutos

Liderança Consciente: compreender e fugir ao Triângulo do Drama

por Catarina Menino, Talent Engagement Specialist

No âmbito da Liderança e desenvolvimento pessoal, surgiu o conceito de Liderança Consciente como uma abordagem transformadora que capacita pessoas para liderar com consciência, propósito e integridade.

No coração da Liderança Consciente está o reconhecimento de padrões disfuncionais específicos que minam a nossa capacidade de liderar eficazmente e viver vidas plenas. Se alguma vez já se deparou num Triângulo do Drama pessoal, então já sabe como tende a olhar para problemas ou situações com uma perspectiva pré-determinada – que pode ou não ser útil.

Um desses padrões está encapsulado no Triângulo do Drama, um modelo de interação social introduzido por Stephen Karpman na década de 1960. Compreender este modelo é crucial para quem procura cultivar um estilo de liderança consciente e criar um impacto positivo nas suas vidas pessoais e profissionais.

O Triângulo do Drama

Quando certos problemas ou situações surgem, o Triângulo do Drama esboça um de três papéis que as pessoas frequentemente adotam de forma subconsciente e que estão alinhados aos seus interesses e personalidades: o Herói, o Vilão e a Vítima.

Cada papel representa uma resposta comum, mas ineficaz, ao conflito, criando um ciclo de culpa, desejo de estar correto, medo tóxico e adrenalina, como os dramas que vemos nos filmes, com personagens que desempenham papéis específicos. O Herói é um solucionador rápido que procura alívio temporário e que possibilita a vitimização. O Vilão (mestre em culpar e apontar o dedo a si mesmo, aos outros ou às circunstâncias) não consegue lidar com o medo de forma saudável. E a Vítima, lamentando-se e queixando-se de que a vida lhes acontece, sente-se impotente e afetada. Estes papéis não são estáticos; as pessoas podem mudar de um para outro, perpetuando um ciclo de conflito e mal-entendido. Por exemplo, um herói pode tornar-se vilão quando os seus esforços para ajudar são rejeitados, ou uma vítima pode tornar-se vilão quando reage com frustração. A mesma pessoa também pode desempenhar múltiplos papéis numa única situação.

As perguntas são: como nos movemos para fora desses papéis que não são úteis? Como nos libertamos do Triângulo do Drama?

Escapar do Triângulo do Drama requer uma mudança em direção à autoconsciência e Liderança Consciente. Começa com o reconhecimento e aceitação do próprio papel em perpetuar estas dinâmicas. Que tal pensar na magia de transformar o Triângulo do Drama num Triângulo de Empoderamento e Consciência? Onde, em vez de todos tentarem provar que são a vítima mais proeminente, os papéis mudam?

Assim, no Triângulo Consciente, a Vítima passa a ser um Criador (assume controle e responsabilidade e deixa de se queixar do que lhe acontece), o Vilão torna-se o Desafiador (trazendo pressão saudável aos Criadores para apoiá-los, enfrentando, lidando e criando avanços). O Herói torna-se o Treinador (vê todos como Criadores totalmente empoderados e procura ajudá-los a assumir responsabilidade por moldar a vida que mais desejam).

O Triângulo Consciente introduz scripts saudáveis que convidam as personagens a abraçar uma dinâmica positiva. Oferece uma estrutura mais positiva para a dinâmica interpessoal, enfatizando o crescimento e a auto-responsabilidade, e as pessoas vão conseguir encontrar em si mesmas e aos que estão à sua volta um perfil mais criativo, alinhado, energizado e com vontade e capacidade de fazer mais! Eis algumas estratégias para transcender o Triângulo do Drama:

Autoconsciência: reflita regularmente sobre quais as suas interações e identifique tendências para adotar um dos papéis do Triângulo do Drama. A consciência é o primeiro passo em direção à mudança.

Responsabilidade: assuma a responsabilidade das suas ações e sentimentos. Em vez de culpar os outros ou circunstâncias externas, foque-se no que pode controlar e como responder de forma construtiva.

Empoderamento: incentive a autoconfiança e o empoderamento nos outros. Em vez de resgatar, apoie os outros a encontrar soluções e a desenvolver as suas capacidades.

Comunicação Aberta: promova um ambiente aberto, honesto e compassivo. Aborde conflitos diretamente e de forma construtiva, focando em soluções em vez de culpas.

Atenção Plena e Presença: Cultive a prática da atenção plena para se manter presente no momento. Isto pode ajudá-lo a evitar padrões reativos e a responder com clareza e compaixão.

Tudo começa consigo

A jornada em direção à liderança consciente e à fuga do Triângulo do Drama começa com uma realização profunda, ainda que simples: começa consigo mesmo. Ao compreender os papéis dentro do Triângulo do Drama e ao escolher sair desses padrões limitantes, pode transformar o seu estilo de liderança e a sua vida.

Ao fazer isso, resolve os desafios da sua vida de forma mais eficaz e inspira aqueles que estão ao seu redor a fazer o mesmo, criando um efeito dominó de mudança positiva.