Contact Us
Ponto de vista de um recrutador: as tendências que todos deviam conhecer
Tempo de leitura: 4 minutos

Eis as principais tendências de recrutamento na área da tecnologia

por Alexandre Silva, Talent Acquisition Manager

No mundo dinâmico da tecnologia, as tendências de recrutamento estão constantemente a mudar para responder às exigências de um cenário sempre em evolução. Quer para quem está ativamente à procura de novas oportunidades de emprego é ou simplesmente curioso sobre os últimos desenvolvimentos no mercado de trabalho, manter-se atualizado sobre estas tendências é essencial para se manter “à frente da curva”.

O mercado de trabalho sofreu transformações significativas nos últimos anos, especialmente no âmbito da tecnologia. Com o rápido desenvolvimento das tecnologias digitais e a mudança global para o trabalho remoto e híbrido, as empresas tiveram que adaptar as suas estratégias de recrutamento para satisfazer as necessidades e evolução da indústria.

Neste artigo, vamos abordar algumas das principais tendências de recrutamento que todos no mundo da tecnologia devem conhecer.

Trabalho Híbrido

Encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é crucial e, por isso, temos visto uma diminuição nas oportunidades de trabalho totalmente remotas. Embora este seja um excelente tópico para uma conversa de uma tarde inteira com diferentes visões, na Xpand IT já praticamos o modelo híbrido mesmo antes da pandemia e sempre acreditámos nas suas vantagens.

O modelo híbrido promove uma cultura de trabalho mais inclusiva, acomodando necessidades e preferências diversas. Quer para quem tem mais sucesso no silêncio do seu escritório em casa ou prospere no burburinho de um local de trabalho movimentado, pode adaptar o seu ambiente de trabalho para se adequar à sua produtividade e bem-estar. Isto significa que este modelo oferece o melhor de dois mundos, permitindo que as pessoas desfrutem da flexibilidade e autonomia do trabalho remoto enquanto fomentam a colaboração e o companheirismo das interações presenciais.

Habilidades mais procuradas

Geralmente, quando pensamos num papel técnico e em habilidades, refletimos sobre as hard skills. A realidade é que a tecnologia é rápida e uma hard skill relevante hoje pode não ser tão importante amanhã.

Na Xpand IT, priorizamos as soft skills porque são elas que distinguem os candidatos. Na TI, a comunicação eficaz é chave, desde traduzir conceitos técnicos complexos em linguagem compreensível para partes interessadas não técnicas até habilidades de colaboração que possibilitam um trabalho de equipa sem problemas, essencial para abordar projetos que muitas vezes exigem conhecimento interfuncional. A adaptabilidade e a capacidade de resolução de problemas capacitam os profissionais de TI, permitindo-os navegar por avanços tecnológicos rápidos e superar desafios inesperados.

Além disso, a liderança e a inteligência emocional fomentam a confiança, inspiram confiança e impulsionam a inovação, qualidades muito procuradas em líderes de tecnologia e membros de equipas. Num campo onde a tecnologia evolui constantemente, as soft skills proporcionam a base para agilidade, resiliência e aprendizagem contínua. As soft skills complementam as habilidades técnicas, permitindo-lhe prosperar em ambientes dinâmicos, construir relações fortes e impulsionar resultados impactantes.

Adaptação às mudanças de mercado

Vimos algumas mudanças na competitividade do mercado de trabalho atual. Nos últimos anos, encontrar a oportunidade certa tem sido como procurar uma agulha num palheiro, mas há uma redução considerável de oportunidades, pelo menos por enquanto. Isto significa que priorizar a estabilidade e as oportunidades de crescimento é primordial para os profissionais de TI.

A estabilidade e o potencial de crescimento andam de mãos dadas com a satisfação no trabalho e a retenção de empregados. Ao escolher uma organização estável com um histórico de sucesso e uma visão clara para o futuro, os profissionais de TI podem alinhar as suas aspirações de carreira com uma empresa preparada para um crescimento sustentável, minimizando o risco de instabilidade no emprego a longo prazo.

Na Xpand IT, estamos empenhados em oferecer segurança, optando na maioria das vezes por fornecer um contrato de trabalho de duração indefinida. A razão para que tal aconteça é o nosso foco no crescimento, garantindo a segurança no emprego e oportunidades para o avanço na carreira e desenvolvimento de habilidades. As empresas que investem no crescimento dos seus empregados cultivam uma cultura de aprendizagem contínua e desenvolvimento profissional, pavimentando o caminho para a mobilidade ascendente e a realização pessoal.

Primeiros empregos em vez de Estágios

Isto pode não ser uma tendência mundial, mas acreditamos que é um caminho crítico a seguir na Xpand IT. Priorizar oportunidades de primeiro emprego em vez de estágios pode ser uma jogada estratégica para profissionais de TI que desejam impulsionar as suas carreiras.

Com uma posição de primeiro emprego, as pessoas terão mais responsabilidades e oportunidades para desenvolverem as suas habilidades. Isto pode acelerar a sua aprendizagem de habilidades técnicas e soft skills, estabelecendo uma base sólida para o crescimento futuro da carreira. Além disso, conseguir um emprego a tempo inteiro demonstra um nível superior de compromisso e competência para potenciais empregadores, proporcionando clareza e segurança para os candidatos que iniciam a sua jornada profissional.

Autoconsciência

Começando o último tópico com um pouco de controvérsia, acreditamos que a maior parte dos candidatos no mercado de trabalho português realmente não sabe como “vender-se” ao empregador. Isso significa que há um desafio claro em expressar as nossas habilidades, potencial e forças, especialmente durante uma entrevista de emprego. Há muita informação disponível sobre como melhorar esta skill e a forma como ‘vendemos’ o nosso próprio perfil como sendo o candidato certo, mas queremos focar-nos em algo mais específico.

A tecnologia evoluiu a um ponto em que há mais campos especializados do que podemos contar. Isso está a levar as empresas a procurar candidatos que demonstrem foco, clareza e um forte sentido de direção nas suas trajetórias profissionais. Isso não significa que tenha de saber a resposta para “onde se vê daqui a 5 anos?”, mas os empregadores valorizam profissionais que têm um entendimento claro das suas forças e conhecimentos em tecnologias específicas, bem como a vontade de melhorar e adaptar-se continuamente às tendências emergentes.

Isto significa, por exemplo, que se quiser perseguir uma nova posição como Engenheiro de Dados na Xpand IT, mesmo que não tenha a experiência necessária em Dados, demonstrar uma atitude proativa em relação ao desenvolvimento de habilidades é altamente desejável.

O recrutamento tecnológico está a evoluir devido a modelos de trabalho híbridos e à ênfase em soft skills. Ambientes de trabalho híbridos oferecem flexibilidade e colaboração, enquanto soft skills como adaptabilidade, comunicação e liderança estão a tornar-se cada vez mais importantes. Priorizar o emprego direto em vez de estágios é uma resposta estratégica às mudanças de mercado, enfatizando a estabilidade no emprego e o crescimento na carreira. Ao enfatizar o foco, a autoconsciência e o compromisso com o crescimento, os candidatos podem destacar-se no mercado de trabalho competitivo e alinhar-se com empresas que procuram profissionais motivados e voltados para o futuro.

Estas tendências realçam a importância de tomar escolhas informadas e estratégicas no mercado de trabalho tecnológico em rápida evolução.

Tags: