Contact Us
5 lições que aprendi a trabalhar como QA Tester
Tempo de leitura: 3 minutos

5 lições que aprendi a trabalhar como QA Tester

Por Sara Moleirinho, Service Lead @ Xpand IT

Pensa num produto. O que desejas enquanto consumidor? Qualidade é a coisa principal que te vem à cabeça. Ok, isso é o que fazemos a trabalhar como QA tester: testamos apps, ou seja, fazemos o controlo de qualidade (QA).

Garantimos a qualidade do seu produto? É 100% livre de problemas? Provavelmente não. Mas o nosso principal objetivo é garantir que o produto não apresenta grandes problemas ao usá-lo.

Nessa linha de pensamento, ter uma mentalidade de resolução de problemas ajuda muito, já que muitas vezes somos os “olhos” do cliente e procuramos dar ao utilizador mais e melhores experiências práticas para ajudar as nossas equipas de desenvolvimento a encontrar soluções para os “solavancos” que encontramos.

Tenho um background científico em investigação. Portanto, fazer a mudança de um laboratório para uma equipa de desenvolvimento de TI não foi um salto tão grande. Mudei o estudo de uma matéria viva para uma matéria virtual, mas ambos procuram os problemas e as várias soluções para resolvê-los.

Posso dizer que sou uma solucionadora de problemas natural e, tendo isso em conta, partilho as cinco lições que aprendi a trabalhar como QA Tester.

1 – Organiza o teu trabalho

Encontra o teu caminho e regista os problemas que encontras nas diferentes fases do projeto: está resolvido ou não? As equipas de desenvolvimento estão a investigar esse problema? Qual é o nível de importância? Esta prática vai ajudar-te a ti a à tua equipa a ter tudo sob controlo, o que é muito importante na hora de reportar ao cliente.

2 – Não presumas nada sobre um produto

Ao testar, não se deve presumir que “este” é o comportamento que a aplicação deve ter. As suposições podem levar a dois problemas: 1) perder tempo com um problema que realmente não existe; 2) não ver o problema que realmente existe.

Por exemplo, como todos nós somos utilizadores de aplicações mobile, muitas vezes somos levados ao erro de pensar que o que vemos no produto que está a ser testado é o comportamento esperado. Pode ser como as imagens aparecem, ou a forma de um botão, estamos muito viciados na nossa própria experiência de utilização. E este tópico leva-me ao próximo ponto.

3 – Faz perguntas

Quando fazes perguntas, podes aprender tudo sobre o projeto. Procura pessoas que possam ajudar-te a entender o produto e cria uma ponte com o cliente que permita isso. Isso vai-te ajudar a identificar problemas com mais facilidade e sugerir as soluções mais adequadas.

4 – Trabalhar em equipa é essencial

Quando falamos em fazer testes de software, estamos de certa forma a “dizer” a um membro da equipa que o seu trabalho pode não estar tão bom. Na verdade, agimos antes como o filtro que te ajuda a tomar um café bem tirado. Se queres trabalhar como QA tester, aprende a comunicar com os teus colegas de equipa e a verem a qualidade como um objetivo comum. Além disso, devemos ter em mente que o desenvolvimento de software é um trabalho árduo e linha após linha de código é possível que escapem algumas coisas. Assim, devemos ser humildes o suficiente para aprender com a nossa equipa e não esperar uma aplicação perfeita à primeira tentativa.

Ao trabalhar como QA tester, é preciso saber quando parar

Enquanto testamos apps, muitas vezes passamos muito tempo a analisar o mesmo recurso ou a mesma aplicação e isso pode atrapalhar a nossa capacidade de avaliar e encontrar problemas, por isso é essencial saber quando fazer uma pausa nos testes. Faz uma caminhada, pega num café ou chá, bebe um pouco de água e, quando voltares ao trabalho, terás um olhar mais fresco e uma mente mais clara. É do conhecimento geral que sempre que estamos envolvidos num problema difícil de resolver, uma boa pausa pode ajudar muito a desbloquear.

Conclusão

Espero que estas cinco lições te ajudem no dia-a-dia enquanto QA tester. É importante seres organizado e contares com a tua equipa para entender o cliente. Uma atitute inquisitiva também vai permitir à equipa de testes fazer as perguntas necessárias.

O maior desafio durante os testes de software é manter a mente clara durante todo o processo e não ficar sobrecarregado. Também é importante manter um registo de cada teste, e essa documentação é o teu maior aliado se um “bug” for encontrado, tendo um screenshot ou mesmo um registo em vídeo que pode ajudar a tua equipa a entender melhor o que está a acontecer. O que também se aplica a “Happy paths” ou às funções principais após novas implementações. Garante à tua equipa e cliente que tudo está a funcionar como deveria antes de um novo lançamento.

No final, se fores uma pessoa minuciosa e perfeccionista, terás metade do trabalho concluído. Como disse no início, a qualidade é o mais importante de um produto, e a única forma de alcançá-la é envolver todas as partes.

A Qualidade é um puzzle feito da visão do cliente, realização do projeto, desenvolvimento e testes.

Leave a comment

Comments are closed.

Comments

  1. … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  2. … [Trackback]

    […] Find More on to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  3. … [Trackback]

    […] Find More Information here to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  4. … [Trackback]

    […] Here you will find 75287 additional Info on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  5. … [Trackback]

    […] Read More Information here to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  6. … [Trackback]

    […] Find More Info here on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  7. … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  8. … [Trackback]

    […] Find More here on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  9. … [Trackback]

    […] Find More to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  10. … [Trackback]

    […] Info to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  11. … [Trackback]

    […] There you will find 40242 more Information on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  12. … [Trackback]

    […] Find More to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  13. … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  14. … [Trackback]

    […] There you can find 94108 additional Info on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  15. … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]

  16. … [Trackback]

    […] There you can find 5049 more Info to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/5-licoes-que-aprendi-a-trabalhar-como-qa-tester/ […]