Contact Us
Ambiente startup numa grande empresa, é possível? Acreditem que sim
Tempo de leitura: 5 minutos

Ambiente startup numa grande empresa, é possível? Acreditem que sim

Por Nelson Pereira

Os fundadores das grandes startups sabem que desenvolver uma cultura empresarial positiva e inovadora deve estar no topo das suas prioridades. Criar isso numa fase inicial não é assim tão difícil, mas criar uma cultura que evolua com o crescimento da empresa e mantenha as suas raízes é que é um grande desafio.

Este artigo aborda algumas questões: como criar uma cultura de startup numa grande empresa? Ou como manter a cultura original e inovadora ao longo do caminho à medida que a empresa cresce? Depois de responder a isso, darei o exemplo da Xpand IT, a empresa para a qual trabalho atualmente e onde acreditamos ser um caso de sucesso.

Ambiente de startup? O que é isso?

Primeiro, o que é uma startup? O que torna uma empresa uma startup e quando é que ela se forma? A Wikipedia diz-nos que uma startup é uma empresa ou um projeto iniciado por um empreendedor para encontrar, desenvolver e validar um modelo de negócio.

Com esta ideia, o ambiente de trabalho de uma startup vive numa mentalidade constante em querer experimentar coisas novas todas as semanas. Quando não sabes se o produto que estás a construir é o certo ou quando não sabes quem são os teus clientes ou, então, quando não sabes o preço ou modelo de negócios correto, tens de ser rápido, falhar rápido, aprender e seguir em frente. E, nessa longa caminhada, não podes apenas falhar por falhar. Precisas de aprender e melhorar na próxima experiência, nunca repetindo o mesmo erro. Dessa forma, poderás seguir em frente.

Essa ideia define o espectro de uma cultura empresarial que precisa de ser altamente inovadora – testar sempre coisas novas e avançar muito rápido. Assim, segundo a Forbes, quando encontras um modelo de negócio e um produto/serviço correspondente ao mercado, a empresa deixa de ser uma startup e passa a ser um corporação definida.

Como construir este ambiente de startup numa grande empresa?

Enquanto uma empresa vai crescendo, ter um produto/serviço estável, um modelo de negócio que funciona e clientes importantes, faz com que o desenvolvimento da startup desacelere para uma velocidade de cruzeiro. O medo de falhar começa a surgir e começas a não fazer coisas novas da mesma forma que na fase inicial da empresa porque, agora, fazer algo errado pode ser um alto impacto negativo. Geralmente tenta-se jogar pelo seguro.

O problema é que o mercado e a concorrência movem-se incrivelmente rápido (principalmente na área tecnológica). Assim, ou manténs a velocidade de inovação ou jogas pelo seguro, tornando uma eventual ideia irrelevante para a empresa.

Existem algumas ideias e diretrizes que ajudam as empresas a manter o seu ADN de startup e o ritmo acelerado de inovação. A Xpand IT é um bom exemplo dessa implementação.

Para construir ou manter um ambiente de startup numa grande empresa, podemos usar esta lista resumida criada por Sahar Hashemi:

  1. Põe-te na posição do cliente
  2. Sai do escritório e fala com os clientes
  3. Combate burocracias
  4. Não deixes que a tua experiência te ofusque
  5. Não sufoques a curiosidade
  6. Toma ações sobre pequenas ideias diárias
  7. Não deixes que o perfecionismo te comprometa ou atrapalhe
  8. Incentiva o fracasso
  9. Não consideres um “Não” como uma forma de parar
  10. Cria uma cultura de trabalho mais humana

O ambiente de startup e o ADN fundador da Xpand IT

A Xpand IT é agora uma empresa com mais de 300 pessoas e 17 anos de atividade, com um portfólio muito sólido de produtos e serviços em vários mercados. Como tentamos manter o ambiente startup e o ADN que tornaram a Xpand IT tão bem-sucedida?

Bem, mantemos o foco no cliente e tratamo-los como gostamos de ser tratados quando somos o cliente. Medimos o sucesso do cliente de diferentes maneiras, mas acreditamos que nada se compara a uma boa conversa direta com um cliente para obter feedback honesto e ajudar-nos a melhorar ao longo do tempo.

Tentamos ser o mais transparentes possível. Mantemos as equipas de trabalho pequenas e temos uma hierarquia muito plana porque promovemos uma cultura onde qualquer pessoa pode rapidamente falar ou chegar ao pé de qualquer executivo de topo para partilhar ideias e ter feedback. Qualquer pessoa da empresa está à distância de uma mensagem no nosso sistema de conversação interno. Capacitamos as nossas equipas a tomar as suas próprias decisões.

A empresa é composta por muitos especialistas, mas procuramos manter a curiosidade e a curva de aprendizagem sempre viva. Vamos a eventos de tecnologia, encontros, frequentar cursos e partilhar conhecimento internamente ou externamente. Como disse Steve Jobs, tentamos “mantermo-nos tolos e com fome”. Sendo humildes e compreender que sempre temos algo a aprender é muito importante na cultura da empresa e permite-nos continuar a aprender e a melhorar.

O cliente é uma prioridade para nós, por isso também temos medo de falhar e prejudica-lo. Porém, criamos mecanismos internos para continuar a inovar, experimentando coisas novas e fracassar sem prejudicar os clientes. No final do dia, é como diz Jeff Bezos (Amazon): “Inovação é simplesmente encontrar uma solução para um problema do cliente.” Portanto, a Xpand IT mantém o ritmo de inovação e a cultura de “experimentar coisas novas” viva não apenas em cada equipa, mas também no grupo de pesquisa e desenvolvimento. A Xpand IT é uma empresa inovadora com ADN de startup por natureza e não apenas por padrão.

Startup vs grande empresa com ADN de startup: principais diferenças

Sou um empreendedor. No passado, criei startups que falharam e também trabalhei para outras startups, ajudando-as a construir os seus modelos de negócio e encontrar um produto/mercado adequado. O mundo das startups foi a minha casa durante mais de 5 anos e agora acabei numa grande empresa como a Xpand IT. Porquê? Como membro do grupo de Research and Development, tenho a possibilidade de experimentar todo o entusiasmo de uma startup sem as dores de startup. No mundo das startups, é uma corrida contra o tempo porque construir uma empresa é como “saltar de um penhasco e montar o avião durante a queda” (Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn). Aqui posso concentrar-me no desenvolvimento de um produto excelente para a necessidade do cliente.

Vindo do mundo das startups para trabalhar numa empresa como a Xpand IT, não é apenas um grande desafio, mas também uma grande responsabilidade. Quando existem tantos recursos como temos aqui, temos de corresponder, sem desculpas.

Tentar novas tecnologias ou construir novos produtos/serviços na Xpand IT traz a mesma pressão para tentar testar, fracassar rapidamente e aprender, na procura do sucesso. É um desafio diário. Mas tens os recursos, a especialização e a experiência de que precisas para inovar. É fácil reunir especialistas de áreas diferentes, como Business Intelligence, Big Data, UI/UX, Plataformas Cloud, dispositivos móveis e tecnologias de ponta. Esse ambiente oferece uma grande vantagem para qualquer novo produto ou serviço. Isso não é possível numa startup e é isso que torna o ambiente de startup da Xpand IT uma excelente configuração para a inovação.

Tens que escolher entre um ambiente energético de startups e valores centrais bem estabelecidos? Escolhe ambos! Bem-vindo à Xpand IT.

Referências

Leave a comment

Comments are closed.

Comments

  1. … [Trackback]

    […] Information on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/ambiente-startup-numa-grande-empresa-e-possivel/ […]

  2. … [Trackback]

    […] There you will find 52282 additional Information to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/ambiente-startup-numa-grande-empresa-e-possivel/ […]

  3. … [Trackback]

    […] There you will find 61993 additional Info to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/ambiente-startup-numa-grande-empresa-e-possivel/ […]

  4. … [Trackback]

    […] Find More on to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/ambiente-startup-numa-grande-empresa-e-possivel/ […]

  5. … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/ambiente-startup-numa-grande-empresa-e-possivel/ […]

  6. … [Trackback]

    […] Here you will find 87094 more Info on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/ambiente-startup-numa-grande-empresa-e-possivel/ […]

  7. … [Trackback]

    […] Info to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/ambiente-startup-numa-grande-empresa-e-possivel/ […]

  8. … [Trackback]

    […] Read More Information here on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/ambiente-startup-numa-grande-empresa-e-possivel/ […]

  9. … [Trackback]

    […] Find More Information here on that Topic: careers.xpand-it.com/blog/ambiente-startup-numa-grande-empresa-e-possivel/ […]

  10. … [Trackback]

    […] There you can find 12179 more Info to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/ambiente-startup-numa-grande-empresa-e-possivel/ […]

  11. … [Trackback]

    […] Find More to that Topic: careers.xpand-it.com/blog/ambiente-startup-numa-grande-empresa-e-possivel/ […]