Careers Xpand IT Careers Xpand IT
Contact Us
marketing.talent@careers.xpand-it.com
Careers Xpand ITCareers Xpand IT
  • Procurar Oportunidades
    • Oportunidades de Emprego
    • Estudantes & Universidades
  • Life at Xpand IT
    • Trabalhar na Xpand IT
    • Os nossos Valores
  • Recursos
    • Blog
    • Webinares e Conteúdos
    • ITalks lives @Instagram
  • Quem Somos
    • Equipas Tecnológicas
    • Equipas Corporativas
    • O que fazemos
    • Imprensa
  • Contactos
  • Português
  • Inglês
Info
Junta-te a nósJunta-te a nósJunta-te a nós
Search website
Search
Close

Comecei um novo desafio profissional em teletrabalho. Foi assim a minha experiência

  1. Home
  2. Blog Xtech Community
Comecei um novo desafio profissional em teletrabalho. Foi assim a minha experiência
14-05-2020
Tempo de leitura: 6 minutos

Comecei um novo desafio profissional em teletrabalho. Foi assim a minha experiência

Por Pedro Rosa, Digital Communication Marketing @Xpand IT

Começar num emprego novo, independentemente da experiência que tenhamos é já só por si um desafio enorme. Novos colegas, novos métodos de trabalho, novas rotinas. É uma vida nova que nos exige capacidade de adaptação e reação para podermos dar o máximo de nós desde o primeiro minuto. 

Neste artigo vou falar-vos da minha experiência e de como foi iniciar um novo desafio profissional em teletrabalho. Começo por me apresentar. Sou o Pedro, tenho 23 anos e estou atualmente a tirar um mestrado em Marketing no ISEG – Lisbon School of Economics & Management. É um desafio. Não sou pessoa de estudar, nem nunca pensei em seguir os estudos depois da minha licenciatura em Gestão. Já estava farto de livros, de trabalhos, de apresentações e do inferno que são os deadlines (era até ao último segundo!). Mas a minha paixão pelo Marketing falou mais alto, e lá fui eu. Já a trabalhar na área, embarquei na missão de mais uns anos de estudo e de ficar a dever mais umas horas de sono à cama. Nada de novo. Afinal, e como dizemos em Portugal, “quem corre por gosto não cansa”.

No início de março de 2020, estava eu pronto para começar o segundo semestre na faculdade, quando o (meu) Mundo decidiu mostrar que de um dia para o outro tudo pode mudar. A pandemia que nos assombrava ao longe, chega a Portugal, e com isso, há uma mudança total no paradigma social e económico. As lojas fecham portas, as faculdades suspendem as aulas, a bola pára de rolar no relvado, as empresas congelam as suas produções e o país fica temporariamente parado.

Mas foi também nessa altura que recebi a confirmação que iria fazer parte da equipa da Xpand IT. E naturalmente também percebi que iria começar pela primeira vez um novo desafio profissional em teletrabalho. Tinha ido aos escritórios uns dias antes. Tive a minha entrevista, e logo percebi que estava perante uma empresa diferente. Mal podia esperar por fazer daquele espaço a minha segunda casa e daquelas pessoas a minha nova família.

Iniciar um novo desafio profissional em teletrabalho – como tudo começou

Comecei a trabalhar no dia 6 de abril com todos os processos habituais de integração à equipa, adaptação a um novo ambiente e a um mundo de negócio que não estava habituado. E assim foi. No tão aguardado dia tive o meu onboarding process. Mas o escritório foi substituído pelo meu quarto, os meus novos colegas por um ecrã e a felicidade de começar uma nova aventura foi partilhada sozinha. Parece uma história triste, cinzenta e que tudo correu mal, não é?! Acredita que não. Claro que também confesso que não era o início que esperava. Foi apenas e só, o início possível. Já de computador (enviado previamente pela empresa) preparado, comecei aquela segunda-feira a fazer a longa viagem entre a minha cama e a secretária. Pelo caminho deu para me vestir e para me arranjar de maneira a não parecer que tinha acabado de acordar (que foi realmente o que aconteceu!).

Liguei o computador e começou ali uma nova página na minha vida. Era a partir daquele momento um Xpander*. Entrei na sala de reuniões, o Microsoft Teams. Fui logo bem acolhido. O sorriso das pessoas responsáveis por darem o kick-off à minha aventura foi contagiante, e parecia que tudo aquilo era normal. Era como se tivessem naquela situação de trabalhar em casa desde sempre. Entre miúdos a gritar para a televisão e gatos a passarem à frente dos ecrãs, a “normalidade” que foi transmitida fez-me ter a certeza que é neste tipo de empresas que está o futuro (e o presente!). A capacidade de adaptação foi enorme e a única diferença entre estar ali na minha secretária ou no escritório em Lisboa, é que no meu quarto podia estar de calças de pijama e com umas pantufas fofinhas.

A cultura de trabalho é assim nos dias de hoje –  totalmente diferente, e a Xpand IT é uma empresa que transmite todos os valores que pretendo na minha carreira. Entre as daily meetings com a minha equipa, os concursos de culinária e as aulas de fitness promovidas pela empresa, as conversas da pausa (virtual) do café e o desafio de começar um novo desafio profissional em teletrabalho, fazem com que o entusiamo e a vontade de vestir a camisola da empresa seja todos os dias cada vez maior.

Por fim, visto a pele de Ted Mosby* e deixo alguns conselhos que poderão ajudar os jovens (sim, tenho 23 anos, mas já acho que tenho 75 e posso dar exortações sobre a vida) que estão à procura das suas primeiras experiências no mercado de trabalho, que se encontram atualmente em trabalho remoto ou que vão começar um novo desafio profissional em teletrabalho.

Então cá vai.

4 boas práticas que me ajudam a manter rotinas de trabalho saudáveis

“Kids, começo por dizer que…”, esqueçam, vou direto ao assunto. Esta nova realidade permitiu-me perceber que existiam rotinas que nunca mais vão acontecer, mas ao mesmo tempo é uma oportunidade para fazermos um refresh aos nossos hábitos. É certo que desde que estamos a viver esta nova realidade podemos notar, por exemplo, um aumento da ansiedade ou uma diminuição da produtividade no trabalho, e está tudo certo com isso. No entanto, deixo-vos algumas rotinas e boas práticas que tenho encontrado para me conseguir focar ao máximo no trabalho, na família, e em mim próprio (sim, não se esqueçam de cuidar de vocês!

Horários

Esta pode parecer uma dica simples, mas é a que se calhar faz mais diferença. Manter os horários de sono, de trabalho, das pequenas pausas ao longo do dia, das refeições… é meio caminho andado para conseguirmos suportar estes dias atípicos da melhor forma.

Refeições

Quem ainda não ganhou uns quilos a mais desde que está em casa? Eu já, e acreditem, sou daquelas pessoas que ninguém gosta: como e não engordo! Mas voltando ao tema, manter refeições equilibradas e devidamente espaçadas ao longo do dia, tem feito toda a diferença a nível de energia e bem-estar. Vejam bem… até pratos gourmet já sei fazer! Um autêntico dono de casa, eu!

Exercício físico

De certeza que estás sempre a ver nas redes sociais os teus amigos a fazer push-ups e squats, e se ainda não te juntaste a eles, estás sempre a tempo de o fazer. Desde tutoriais no Youtube a diretos no Instagram ou app especializadas… desculpas não existem, e acreditem, faz mesmo a diferença. É que ao treinares, até podes não ficar com o corpo do Cristiano Ronaldo ou da Beyoncé, mas pelo menos aquele bolo de chocolate que comes a meio da tarde já não vai pesar tanto.

Beber um copo com os amigos

Ahhhh! As memórias longínquas de se ir beber um copo com amigos a Lisboa numa sexta-feira depois do trabalho… parecia tão complexo organizar uma cerveja com aquele grupo de WhatsApp onde estás sempre a receber memes que já viste pelo menos 250 vezes, para no fim irem só duas ou três pessoas e as conversas serem sempre as mesmas: quem foi o mais prejudicado pela equipa de arbitragem naquele jogo da décima quinta jornada do campeonato de 1953 em que nem sequer éramos nascidos. Complexo, tudo. Mas recompensador. E agora é mais simples. (e até podes beber mais um copito que o normal – afinal o caminho para a cama é de apenas uns passos, e não do perigo da estrada). Abres à mesma o grupo do WhatsApp e ligas para todos os amigos. Vais ver que aquelas desculpas claramente inventadas do “hoje não dá, tenho que ir levar o primo da minha tia-avó ao serralheiro para fazer uma porta de casa-de-banho” ou “gostava muito de ir beber com vocês amigos, mas hoje o meu peixe faz anos, fica para a próxima”, vão deixar de acontecer. E se continuarem a existir… está na hora de os removeres do grupo.

Desde que estou confinado em casa e que abracei este novo desafio profissional em teletrabalho que falo mais com os meus amigos. Uma cerveja virtual, uns jogos de FIFA em que os comandos da Playstation acabam sempre por voar (aquele falhanço à boca da baliza é mesmo culpa do bonequinho e não de quem o está a controlar, não é?!), ou um simples “olá” tem feito com que sinta mais motivação para ultrapassarmos isto de vez. E, desculpem, claramente é esta a dica em que mais escrevo… as saudades de uma boa noite de copos já são demasiadas.

São estas as minhas novas rotinas, e confesso, não sei se as trocaria. E vocês? Que novas rotinas trouxeram para vossa vida?

Para finalizar, e como diz a minha colega Ana: “A vida acontece”. E é mesmo. Protejam-se. Adaptem-se. E, acreditem, vai ficar tudo bem. 

*(alcunha usada para descrever os colaboradores da Xpand IT)

*personagem da séria norte-americana “How I Met Your Mother”

Categories:
  • Blog Xtech Community
Tags:
  • IT
  • Remote Work
  • Teletrabalho
Anterior Seguinte
  • Popular
  • Recente
Três dicas para criar um CV de engenharia informática de sucesso
Mai 08, 20

Três dicas para criar um CV de engenharia informática de sucesso

Como ser um bom developer? Não é apenas sobre código
Fev 03, 20

Como ser um bom developer? Não é apenas sobre código

A minha primeira experiência profissional nos estágios de verão da Xpand IT
Set 20, 19

A minha primeira experiência profissional nos estágios de verão da Xpand IT

Como começar a trabalhar em IT? – live instagram
Abr 27, 21

Como começar a trabalhar em IT? – live instagram

Sete conselhos que um junior developer deve saber
Set 16, 19

Sete conselhos que um junior developer deve saber

Teletrabalho: boas práticas para trabalhar em casa (miúdos incluídos)
Mar 31, 20

Teletrabalho: boas práticas para trabalhar em casa (miúdos incluídos)

Cinco razões para continuar a trabalhar na mesma empresa de TI
Jan 22, 20

Cinco razões para continuar a trabalhar na mesma empresa de TI

Data Engineer ou Data Scientist? Descobre a carreira que faz match contigo
Nov 09, 20

Data Engineer ou Data Scientist? Descobre a carreira que faz match contigo

Metodologias ágeis: cinco lições a partir do coaching a diferentes equipas
Dez 26, 19

Metodologias ágeis: cinco lições a partir do coaching a diferentes equipas

Comecei um novo desafio profissional em teletrabalho. Foi assim a minha experiência
Mai 14, 20

Comecei um novo desafio profissional em teletrabalho. Foi assim a minha experiência

De Trainee a Partner: Como chegar a este nível e quais os desafios?
Jun 23, 22

De Trainee a Partner: Como chegar a este nível e quais os desafios?

10 hacks em Javascript que os developers devem conhecer
Mai 17, 22

10 hacks em Javascript que os developers devem conhecer

10 top skills procuradas num Senior Developer
Abr 21, 22

10 top skills procuradas num Senior Developer

A importância de UX e as suas aplicações no futuro – live instagram
Abr 18, 22

A importância de UX e as suas aplicações no futuro – live instagram

Angular vs React: qual escolher? Conhece aplicações práticas
Mar 14, 22

Angular vs React: qual escolher? Conhece aplicações práticas

5 razões para trabalhares numa consultora de IT
Fev 09, 22

5 razões para trabalhares numa consultora de IT

De Native para Flutter: a opinião de um mobile developer
Jan 07, 22

De Native para Flutter: a opinião de um mobile developer

Termos e Condições de Participação no Passatempo Auscultadores Bluetooth
Dez 20, 21

Termos e Condições de Participação no Passatempo Auscultadores Bluetooth

Como aplicar deployments no Tableau Server através de uma abordagem DevOps?
Dez 14, 21

Como aplicar deployments no Tableau Server através de uma abordagem DevOps?

4 lições que aprendi sobre liderança ao correr uma meia-maratona
Nov 17, 21

4 lições que aprendi sobre liderança ao correr uma meia-maratona

pin

Portugal

pin

United Kingdom

pin

Sweden

Carreira em IT logo Xpand IT
Subscrever Newsletter
  • Procurar Oportunidades
  • Oportunidades de Emprego
  • Estudantes & Universidades
  • Life at Xpand IT
  • Trabalhar na Xpand IT
  • Os nossos valores
  • Recursos
  • Blog
  • Webinares e Conteúdos
  • ITalks lives @Instagram
  • Quem Somos
  • Equipas de Produto & Tecnologia
  • Equipas Corporativas
  • O que fazemos
  • Imprensa
  • Contactos
www.xpand-it.com  2022 | All rights reserved
Legal Privacy Policy Terms Of Use
Lisboa 2020 Logo norte 2020
logo Compete 2020
Logo Portugal 2020
Logos CMMI e Pledge 1


X
This website uses Cookies
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept All”, you consent to the use of all the cookies. However, you may visit Cookie Settings to provide a controlled consent.
By browsing our website, you agree to ourCookie Policy
Cookie settingsACCEPT ALL
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessários
Relatório de Consentimento
Os cookies necessários são essenciais para o nosso website funcionar normalmente. Assegurando anonimanente as funcionalidades básicas
CookieDuraçãoDescrição
__rd_experiment_versionsessãoEste cookie é configurado pelo RD Station garante que o utilizador veja sempre a mesma versão de um teste A/B, preservando a experiência e consistência dos dados.
_GRECAPTCHA5 meses 27 diasEste cookie é configuirado pelo Google reCAPTCHA protege o nosso site contra ataques de spam nos formulários de contacto.
cookielawinfo-checkbox-[CATEGORY]1 anoEste cookie é usado pelo plugin GDPR Cookie Consent guarda o consentimento do visitante da [CATEGORIA].
viewed_cookie_policy1 anoEste cookie usado pelo GDPR Cookie Consent plugin para guardar se o visitante consentiu ou não o use the cookies. Não guarda nenhum dado pessoal.
Performance e Analíticos
Estes cookies são usados em análises estatísticas, permitem-nos analisar o comportamente de navegação no nosso site de forma a melhorar os serviços e campanhas que disponibilizamos.
CookieDuraçãoDescrição
__trf.src1 anoEste cookie é configurado pelo RD Station, guarda a referência da origem da visita ao site.
_fbp3 mesesEste cookie é configurado pelo Facebook para exibir anúncios quando estiver no Facebook ou noutra plataforma digital onde é usada publicidade do Facebook
_ga2 anosEste cookie é configurado pelo Google Analytics, calcula dados de visitantes, sessões, campanhas e acompanha o uso do site. O cookie armazena informações anónimas atribuindo um número aleatório para distinguir visitantes únicos.
_ga_[ID]2 anosEste cookie é configurado pelo Google Analytics é usado para distinguir os visitantes.
_gat_UA-[ID]1 minutoEste cookie é configurado pelo Google Analytics, onde o elemento padrão no nome contém um número que identifica o site. É uma variação do cookie _gat usado para limitar a quantidade de dados registados pelo Google em sites de alto volume de tráfego.
_gid1 diaEste cookie é configurado pelo Google Analytics guarda um ID único que é usado para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site
_rdtrk9 anos 8 meses 4 dias 9 horas 21 minutosEste cookie é configurado pelo RD Station, guarda a lista de todas as páginas que o visitante acedeu.
AnalyticsSyncHistory1 mêsEste cookie é usado pelo Linkedin para guardar informação sobre quando ocorreu a sincronização com o cookie lms_analytics para os visitantes dos países selecionados.
bcookie2 anosEste cookie é usado pelo Linkedin para guardar informação sobre quando ocorreu a sincronização com o cookie lms_analytics para os visitantes dos países selecionados.
fr3 mesesEste cookie é usado pelo Facebook permite mostrar anúncios relevantes aos visitantes, analisando o comportamento do visitante noutros websites que possuem pixel do Facebook ou o plugin social do Facebook.
rdtrk1 anoEste cookie é configurado pelo RD Station, guarda a lista de todas as páginas que o visitante acedeu.
UserMatchHistory1 mêsEste cookie usado pelo LinkedIn para sincronizar os ID's dos Ads.
YSCsessãoEste cookie é usado pelo Youtube para guardar as visualizações de videos do youtube embebidos em páginas.
yt-remote-connected-devicesnuncaEste cookie é usado pelo YouTube para guardar as preferências de video do visitante nos videos embebidos.
yt-remote-device-idnuncaEste cookie é usado pelo YouTube para guardar as preferências de video do visitante nos videos embebidos.
yt.innertube::nextIdnuncaEste cookie é usado pelo YouTube regista um ID único para guardar quais os vídeos que o visitante visualizou.
yt.innertube::requestsnuncaUsed by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Outros
Cookies que estão atualmente a ser analisados pela nossa equipa.
CookieDuraçãoDescrição
cookietestsessãoEste cookie está a ser analisado pela nossa equipa.
cxssh_status3 meses 8 diasEste cookie está a ser analisado pela nossa equipa.
Funcionais
Estes cookies são usadas para melhorar a experiência e funcionalidades do nosso website, permitem também guardar as preferências do utlizador para futuras vistas.
CookieDuraçãoDescrição
_icl_visitor_lang_js1 diaEste cookie é configurado pelo WPML WordPress plugin guarda o idioma redirecionado.
bscookie2 anosEste cookie é usado pelo LinkedIn guarda se o utlizador fez login com multi-factor
CONSENT2 anosEste coookie é usado pelo YouTube em videos embebidos e regista dados estatísticos anonimamente.
langsessãoEste cookie é usado pelo LinkedIn para guardar a escolha do idioma do visitante no website linkedin.com.
li_gc2 anosEste cookie é usado pelo Linkedin para guardar o consentimento dos visitantes acerca do uso de cookies não essenciais.
lidc1 diaEste cookie é usado pelo LinkedIn para facilitar a escolha do datacenter.
VISITOR_INFO1_LIVE5 meses 27 diasEste cookie usado pelo YouTube para medir a largura de banda de modo a determinar se o visitante acede à nova ou à antiga interface.
wpml_browser_redirect_testsessãoEste cookie é usado pelo WPML WordPress plugin é usado para testar se os cookies estão ativos no browser.
Salvar e Aceitar
  • Português
  • Inglês