27-10-2021
Como é trabalhar numa tecnológica em Portugal? – ITalks
O papel da tecnologia continua em crescente nas pessoas e na sociedade. É um setor em constante crescimento, com muitas e diferentes empresas a oferecer uma grande variedade de serviços ou produtos. Neste ramo, todo o saber não ocupa espaço e todo esse conhecimento será importante para conseguir resolver problemas e alcançar resultados de sucesso – o que estimula muitos destes profissionais.
Já te contámos como podes começar a trabalhar em IT, seja em estágio profissional ou em casa, mas “Como é trabalhar numa tecnológica em Portugal?”. A resposta à questão esteve em foco no quarto episódio das Live ITalks, em direto na conta oficial de Instagram da Xpand IT, com o nosso CEO, Paulo Lopes, e Jorge Borralho, Tech Lead da unidade de Digital Xperience.
À procura das melhores experiências tecnológicas
Na introdução a esta conversa, os convidados – com quase 20 anos de experiência em tecnologia – começaram logo por descrever o seu percurso académico e profissional muito distinto até chegar ao mesmo ponto atual: a Xpand IT. Paulo Lopes estudou Engenharia e Telecomunicações em Informática, acabando depois por abraçar as áreas de Pré-vendas, Gestão e Marketing. Já Jorge Borralho começou por estudar Matemática, mas sempre viu a programação com bons olhos, logo desde as antigas “máquinas de turing” que, “para quem percebe de tecnologia, são das coisas mas antigas que existem, era mesmo conceptual”.
Tendo um percurso algo diferente para chegar à tecnologia, Jorge Borralho contou que a “Matemática era algo muito abstrato e queria algo mais prático”, algo que se apercebeu enquanto programava por objetos ou utilizava bases de dados. Inevitavelmente, o seu primeiro emprego acabou por ser numa empresa de tecnologia e “para resolver tema muito badalado e que abria telejornais: a colocação de professores”.
A parte mais gira do nosso trabalho acaba por ser resolver problemas para nós e para clientes. Pegar na parte técnica para fazer uma aplicação ou algo diferente – Jorge Borralho, Digital Xperience Tech Lead @ Xpand IT
No entanto, o Tech Lead da nossa unidade de Digital Xperience explica um dos grandes desafios das empresas tecnológicas: “o difícil de manter durante muito tempo costuma ser o balanço entre ter uma boa equipa, onde nos damos todos bem, e ter projetos interessantes e aliciantes.” Tal questão não parece ser de agora, como o próprio ainda descreve: “Nos meus primeiros anos andei mais focado em arranjar projetos interessantes, levando a trocar de empresa relativamente rápido. Havia várias pequenas empresas com projetos interessantes, mas quando chegavam ao fim, o projeto/passo seguinte já não era a mesma coisa ou era mais do mesmo.”
Dado à disparidade de empresas existentes no mercado (umas mais pequenas, ainda start-ups, outras com grande foco em produto ou num projeto mais promissor), Paulo Lopes, já na Xpand IT desde 2008, contou como viu a chegada de Jorge Borralho à organização, que se destacou pela pergunta lembrada entre risos: “quantos anos vais aqui ficar?”. “Estou há 8 anos na Xpand IT, sendo que tenho 16 anos de trabalho, já é metade. Tenho tido espaço para crescer e tenho andado atrás dele, mas também é interessante ver espaço para os outros crescerem e isso nota-se no crescimento de todos na empresa. É bom sentir confiança na malta com quem estou a trabalhar e ter projetos giros”.
Esta multiplicidade de projetos comprovada reforça o compromisso da Xpand IT, como refere o nosso CEO, Paulo Lopes. Com uma grande necessidade em corresponder a uma série de projetos, a procura em acrescentar valor junto dos clientes e parceiros torna ainda mais imperativo que a empresa esteja “sempre no edge em termos de tecnologias, com novas frameworks, abordagens ou metodologias”. “Temos de ter sempre alguma inovação em termos de serviços e práticas que oferecemos aos nossos clientes. Quem trabalha com a Xpand IT vê isso como uma mais valia”, rematou.
Uma questão de cultura – estar na Xpand IT é ser EPIC
Para Jorge Borralho, a base de uma empresa com grandes equipas é a confiança. “Confiamos mesmo muito em quem trabalha connosco, estamos lá uns para os outros. Quando há um problema qualquer num projeto, o problema não é da pessoa em particular, é da equipa”. Tal descrição permitiu a Paulo Lopes associá-la imediatamente a um dos valores da Xpand IT: a Colaboração. Parte do acrónimo EPIC, a colaboração permite que exista “grande transparência e compromisso dentro das equipas.”
“Os grandes objetivos macro da nossa empresa são mapeados e suportados pelos nossos valores. A Excelência tem muito a ver com a necessidade constante de estar no edge tecnológico e no valor que acrescentamos ao nossos clientes e parceiros. Em Pessoas queremos contribuir na vida pessoal e profissional de todos que trabalham para a nossa empresa. Integridade é obvio e Colaboração, que tem muito a ver com a metodologia ágil com que trabalhamos”, explicou o nosso CEO.
EPIC: Excelências, Pessoas, Integridade e Colaboração – podes saber mais sobre os valores da Xpand IT no nosso site de carreiras
Ligado à vertente mais técnica no dia-a-dia da Xpand IT, Jorge Borralho afirmou que os quatro valores são “pilares que estão muito ligados uns aos outros” e que “não conseguimos falar de um valor, sem mencionar outro”. “Eles fazem-nos andar melhor, é o que nos faz entregar coisas com valor e conseguir trabalhar com tecnologias de ponta que quase ninguém utiliza.”
Provas desta cultura e forma de estar foram relembradas pelos convidados desta edição das ITalks com alguns factos sobre a Xpand IT. Paulo Lopes lembra como a empresa criou a sua primeira intranet, em 2003, numa Wiki empresarial. “Na altura isto era relativamente inovador, foi um passo que nunca ninguém tinha dado. Normalmente as pessoas tinham ambientes de intranet muito fechados, muito estáticos”. Por outro lado, Jorge Borralho enaltece como a Xpand IT já trabalhava em ambientes distribuídos, nos seus vários escritórios, e à distância já muito antes dos tempos de pandemia. “A diferença foi não estar no escritório e alguns de nós almoçar juntos, porque tínhamos as ferramentas todas”, contou.
Trabalhar numa tecnológica = uma panóplia de conhecimentos e tecnologias
A parte final da conversa ficou reservada para Paulo Lopes desafiar Jorge Borralho a descrever as tecnologias que utilizou. “Todas é difícil”, respondeu entre risos o Tech Lead da unidade de Digital Xperience que já teve a oportunidade de entrar na área de Enterprise Solutions.
“Acabei por tocar em um bocadinho de tudo, não quer dizer que saiba muito das coisas, mas é para perceber o tipo de tecnologias que estamos a trabalhar. Isto é a parte engraçada de trabalhar numa consultora. Focamo-nos muito em resolver os problemas e vamos à procura da melhor tecnologia para resolver o problema.” – Jorge Borralho, Digital Xperience Tech Lead @ Xpand IT
Jorge Borralho reconhece que há uma especialização num conjunto de tecnologias visto porque “cada unidade tem um conjunto de tecnologias chave onde se foca e há pessoas que sabem bem trabalhar com essas tecnologias”. “Se estamos focados em resolver o problema de um cliente, podemos usar a tecnologia certa para aquilo, acabando por tocar num conjunto de coisas bem diferentes umas das outras”, explica o Tech Lead de Digital Xperience.
Este convidado não se ficou e também tinha uma pergunta para Paulo Lopes: O que tens gostado tanto de fazer nos últimos anos e tem sido diferenciador?” O nosso CEO não hesitou em abordar a possibilidade da Xpand IT tem em “dar às pessoas uma diversidade de atuação e experiências e que ficam para a vida”. “É bom sentirmo-nos em casa a contribuir para os nossos e para o mercado. É o resultado da resiliência e trabalho de muita gente. E continuamos a ter desafios novos todos os dias porque acreditamos que a tecnologia é algo diferente para o nosso país e clientes, também internacionais”, descreveu Paulo Lopes que lembrou alguns prémios conquistados recentemente pela Xpand IT pois sente que todos têm vontade de ter “algo a acrescentar”, sendo este cenário o mais favorável para proporcionar oportunidades de crescimento e carreira para todos.
Leave a comment
Comments are closed.