Careers Xpand IT Careers Xpand IT
Contact Us
marketing.talent@careers.xpand-it.com
Careers Xpand ITCareers Xpand IT
  • Procurar Oportunidades
    • Oportunidades de Emprego
    • Estudantes & Universidades
  • Life at Xpand IT
    • Trabalhar na Xpand IT
    • Os nossos Valores
  • Recursos
    • Blog
    • Webinares e Conteúdos
    • ITalks lives @Instagram
  • Quem Somos
    • Equipas de Produto & Tecnologia
    • Equipas Corporativas
    • O que fazemos
    • Imprensa
  • Contactos
  • Português
Info
Junta-te a nósJunta-te a nósJunta-te a nós
Search website
Search
Close

Como é trabalhar numa tecnológica em Portugal? – live instagram

  1. Home
  2. ITalks
27-10-2021
Tempo de leitura: 5 minutos

Como é trabalhar numa tecnológica em Portugal? – ITalks

O papel da tecnologia continua em crescente nas pessoas e na sociedade. É um setor em constante crescimento, com muitas e diferentes empresas a oferecer uma grande variedade de serviços ou produtos. Neste ramo, todo o saber não ocupa espaço e todo esse conhecimento será importante para conseguir resolver problemas e alcançar resultados de sucesso – o que estimula muitos destes profissionais.

Já te contámos como podes começar a trabalhar em IT, seja em estágio profissional ou em casa, mas “Como é trabalhar numa tecnológica em Portugal?”. A resposta à questão esteve em foco no quarto episódio das Live ITalks, em direto na conta oficial de Instagram da Xpand IT, com o nosso CEO, Paulo Lopes, e Jorge Borralho, Tech Lead da unidade de Digital Xperience.

À procura das melhores experiências tecnológicas

Na introdução a esta conversa, os convidados – com quase 20 anos de experiência em tecnologia – começaram logo por descrever o seu percurso académico e profissional muito distinto até chegar ao mesmo ponto atual: a Xpand IT.  Paulo Lopes estudou Engenharia e Telecomunicações em Informática, acabando depois por abraçar as áreas de Pré-vendas, Gestão e Marketing. Já Jorge Borralho começou por estudar Matemática, mas sempre viu a programação com bons olhos, logo desde as antigas “máquinas de turing” que, “para quem percebe de tecnologia, são das coisas mas antigas que existem, era mesmo conceptual”.

Tendo um percurso algo diferente para chegar à tecnologia, Jorge Borralho contou que a “Matemática era algo muito abstrato e queria algo mais prático”, algo que se apercebeu enquanto programava por objetos ou utilizava bases de dados. Inevitavelmente, o seu primeiro emprego acabou por ser numa empresa de tecnologia e “para resolver tema muito badalado e que abria telejornais: a colocação de professores”.

A parte mais gira do nosso trabalho acaba por ser resolver problemas para nós e para clientes. Pegar na parte técnica para fazer uma aplicação ou algo diferente – Jorge Borralho, Digital Xperience Tech Lead @ Xpand IT

 

No entanto, o Tech Lead da nossa unidade de Digital Xperience explica um dos grandes desafios das empresas tecnológicas: “o difícil de manter durante muito tempo costuma ser o balanço entre ter uma boa equipa, onde nos damos todos bem, e ter projetos interessantes e aliciantes.” Tal questão não parece ser de agora, como o próprio ainda descreve: “Nos meus primeiros anos andei mais focado em arranjar projetos interessantes, levando a trocar de empresa relativamente rápido. Havia várias pequenas empresas com projetos interessantes, mas quando chegavam ao fim, o projeto/passo seguinte já não era a mesma coisa ou era mais do mesmo.”

Dado à disparidade de empresas existentes no mercado (umas mais pequenas, ainda start-ups, outras com grande foco em produto ou num projeto mais promissor), Paulo Lopes, já na Xpand IT desde 2008, contou como viu a chegada de Jorge Borralho à organização, que se destacou pela pergunta lembrada entre risos: “quantos anos vais aqui ficar?”. “Estou há 8 anos na Xpand IT, sendo que tenho 16 anos de trabalho, já é metade. Tenho tido espaço para crescer e tenho andado atrás dele, mas também é interessante ver espaço para os outros crescerem e isso nota-se no crescimento de todos na empresa. É bom sentir confiança na malta com quem estou a trabalhar e ter projetos giros”.

Esta multiplicidade de projetos comprovada reforça o compromisso da Xpand IT, como refere o nosso CEO, Paulo Lopes. Com uma grande necessidade em corresponder a uma série de projetos, a procura em acrescentar valor junto dos clientes e parceiros torna ainda mais imperativo que a empresa esteja “sempre no edge em termos de tecnologias, com novas frameworks, abordagens ou metodologias”. “Temos de ter sempre alguma inovação em termos de serviços e práticas que oferecemos aos nossos clientes. Quem trabalha com a Xpand IT vê isso como uma mais valia”, rematou.

Uma questão de cultura – estar na Xpand IT é ser EPIC

Para Jorge Borralho, a base de uma empresa com grandes equipas é a confiança. “Confiamos mesmo muito em quem trabalha connosco, estamos lá uns para os outros. Quando há um problema qualquer num projeto, o problema não é da pessoa em particular, é da equipa”. Tal descrição permitiu a Paulo Lopes associá-la imediatamente a um dos valores da Xpand IT: a Colaboração. Parte do acrónimo EPIC, a colaboração permite que exista “grande transparência e compromisso dentro das equipas.”

“Os grandes objetivos macro da nossa empresa são mapeados e suportados pelos nossos valores. A Excelência tem muito a ver com a necessidade constante de estar no edge tecnológico e no valor que acrescentamos ao nossos clientes e parceiros. Em Pessoas queremos contribuir na vida pessoal e profissional de todos que trabalham para a nossa empresa. Integridade é obvio e Colaboração, que tem muito a ver com a metodologia ágil com que trabalhamos”, explicou o nosso CEO.

EPIC: Excelências, Pessoas, Integridade e Colaboração – podes saber mais sobre os valores da Xpand IT no nosso site de carreiras

 

Ligado à vertente mais técnica no dia-a-dia da Xpand IT, Jorge Borralho afirmou que os quatro valores são “pilares que estão muito ligados uns aos outros” e que “não conseguimos falar de um valor, sem mencionar outro”. “Eles fazem-nos andar melhor, é o que nos faz entregar coisas com valor e conseguir trabalhar com tecnologias de ponta que quase ninguém utiliza.”

Provas desta cultura e forma de estar foram relembradas pelos convidados desta edição das ITalks com alguns factos sobre a Xpand IT. Paulo Lopes lembra como a empresa criou a sua primeira intranet, em 2003, numa Wiki empresarial. “Na altura isto era relativamente inovador, foi um passo que nunca ninguém tinha dado. Normalmente as pessoas tinham ambientes de intranet muito fechados, muito estáticos”. Por outro lado, Jorge Borralho enaltece como a Xpand IT já trabalhava em ambientes distribuídos, nos seus vários escritórios, e à distância já muito antes dos tempos de pandemia. “A diferença foi não estar no escritório e alguns de nós almoçar juntos, porque tínhamos as ferramentas todas”, contou.

Trabalhar numa tecnológica = uma panóplia de conhecimentos e tecnologias

A parte final da conversa ficou reservada para Paulo Lopes desafiar Jorge Borralho a descrever as tecnologias que utilizou. “Todas é difícil”, respondeu entre risos o Tech Lead da unidade de Digital Xperience que já teve a oportunidade de entrar na área de Enterprise Solutions.

“Acabei por tocar em um bocadinho de tudo, não quer dizer que saiba muito das coisas, mas é para perceber o tipo de tecnologias que estamos a trabalhar. Isto é a parte engraçada de trabalhar numa consultora. Focamo-nos muito em resolver os problemas e vamos à procura da melhor tecnologia para resolver o problema.” – Jorge Borralho, Digital Xperience Tech Lead @ Xpand IT

 

Jorge Borralho reconhece que há uma especialização num conjunto de tecnologias visto porque “cada unidade tem um conjunto de tecnologias chave onde se foca e há pessoas que sabem bem trabalhar com essas tecnologias”. “Se estamos focados em resolver o problema de um cliente, podemos usar a tecnologia certa para aquilo, acabando por tocar num conjunto de coisas bem diferentes umas das outras”, explica o Tech Lead de Digital Xperience.

Este convidado não se ficou e também tinha uma pergunta para Paulo Lopes: O que tens gostado tanto de fazer nos últimos anos e tem sido diferenciador?” O nosso CEO não hesitou em abordar a possibilidade da Xpand IT tem em “dar às pessoas uma diversidade de atuação e experiências e que ficam para a vida”. “É bom sentirmo-nos em casa a contribuir para os nossos e para o mercado. É o resultado da resiliência e trabalho de muita gente. E continuamos a ter desafios novos todos os dias porque acreditamos que a tecnologia é algo diferente para o nosso país e clientes, também internacionais”, descreveu Paulo Lopes que lembrou alguns prémios conquistados recentemente pela Xpand IT pois sente que todos têm vontade de ter “algo a acrescentar”, sendo este cenário o mais favorável para proporcionar oportunidades de crescimento e carreira para todos.

Categories:
  • ITalks
Tags:
  • Carreiras IT
Anterior Seguinte
  • Popular
  • Recente
Três dicas para criar um CV de engenharia informática de sucesso
Mai 08, 20

Três dicas para criar um CV de engenharia informática de sucesso

A minha primeira experiência profissional nos estágios de verão da Xpand IT
Set 20, 19

A minha primeira experiência profissional nos estágios de verão da Xpand IT

Como começar a trabalhar em IT? – live instagram
Abr 27, 21

Como começar a trabalhar em IT? – live instagram

Como ser um bom developer? Não é apenas sobre código
Fev 03, 20

Como ser um bom developer? Não é apenas sobre código

Sete conselhos que um junior developer deve saber
Set 16, 19

Sete conselhos que um junior developer deve saber

Teletrabalho: boas práticas para trabalhar em casa (miúdos incluídos)
Mar 31, 20

Teletrabalho: boas práticas para trabalhar em casa (miúdos incluídos)

Cinco razões para continuar a trabalhar na mesma empresa de TI
Jan 22, 20

Cinco razões para continuar a trabalhar na mesma empresa de TI

Data Engineer ou Data Scientist? Descobre a carreira que faz match contigo
Nov 09, 20

Data Engineer ou Data Scientist? Descobre a carreira que faz match contigo

Comecei um novo desafio profissional em teletrabalho. Foi assim a minha experiência
Mai 14, 20

Comecei um novo desafio profissional em teletrabalho. Foi assim a minha experiência

Metodologias ágeis: cinco lições a partir do coaching a diferentes equipas
Dez 26, 19

Metodologias ágeis: cinco lições a partir do coaching a diferentes equipas

10 hacks em Javascript que os developers devem conhecer
Mai 17, 22

10 hacks em Javascript que os developers devem conhecer

10 top skills procuradas num Senior Developer
Abr 21, 22

10 top skills procuradas num Senior Developer

A importância de UX e as suas aplicações no futuro – live instagram
Abr 18, 22

A importância de UX e as suas aplicações no futuro – live instagram

Angular vs React: qual escolher? Conhece aplicações práticas
Mar 14, 22

Angular vs React: qual escolher? Conhece aplicações práticas

5 razões para trabalhares numa consultora de IT
Fev 09, 22

5 razões para trabalhares numa consultora de IT

De Native para Flutter: a opinião de um mobile developer
Jan 07, 22

De Native para Flutter: a opinião de um mobile developer

Termos e Condições de Participação no Passatempo Auscultadores Bluetooth
Dez 20, 21

Termos e Condições de Participação no Passatempo Auscultadores Bluetooth

Como aplicar deployments no Tableau Server através de uma abordagem DevOps?
Dez 14, 21

Como aplicar deployments no Tableau Server através de uma abordagem DevOps?

4 lições que aprendi sobre liderança ao correr uma meia-maratona
Nov 17, 21

4 lições que aprendi sobre liderança ao correr uma meia-maratona

Middleware: tudo o que precisas de saber enquanto software engineer
Nov 10, 21

Middleware: tudo o que precisas de saber enquanto software engineer

pin

Portugal

pin

United Kingdom

pin

Sweden

Carreira em IT logo Xpand IT
Subscrever Newsletter
  • Procurar Oportunidades
  • Oportunidades de Emprego
  • Estudantes & Universidades
  • Life at Xpand IT
  • Trabalhar na Xpand IT
  • Os nossos valores
  • Recursos
  • Blog
  • Webinares e Conteúdos
  • ITalks lives @Instagram
  • Quem Somos
  • Equipas de Produto & Tecnologia
  • Equipas Corporativas
  • O que fazemos
  • Imprensa
  • Contactos
www.xpand-it.com  2022 | All rights reserved
Legal Privacy Policy Terms Of Use
Lisboa 2020 Logo norte 2020
logo Compete 2020
Logo Portugal 2020
Logos CMMI e Pledge 1


X
This website uses Cookies
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept All”, you consent to the use of all the cookies. However, you may visit Cookie Settings to provide a controlled consent.
By browsing our website, you agree to ourCookie Policy
Cookie settingsACCEPT ALL
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessários
Relatório de Consentimento
Os cookies necessários são essenciais para o nosso website funcionar normalmente. Assegurando anonimanente as funcionalidades básicas
CookieDuraçãoDescrição
__rd_experiment_versionsessãoEste cookie é configurado pelo RD Station garante que o utilizador veja sempre a mesma versão de um teste A/B, preservando a experiência e consistência dos dados.
_GRECAPTCHA5 meses 27 diasEste cookie é configuirado pelo Google reCAPTCHA protege o nosso site contra ataques de spam nos formulários de contacto.
cookielawinfo-checkbox-[CATEGORY]1 anoEste cookie é usado pelo plugin GDPR Cookie Consent guarda o consentimento do visitante da [CATEGORIA].
viewed_cookie_policy1 anoEste cookie usado pelo GDPR Cookie Consent plugin para guardar se o visitante consentiu ou não o use the cookies. Não guarda nenhum dado pessoal.
Performance e Analíticos
Estes cookies são usados em análises estatísticas, permitem-nos analisar o comportamente de navegação no nosso site de forma a melhorar os serviços e campanhas que disponibilizamos.
CookieDuraçãoDescrição
__trf.src1 anoEste cookie é configurado pelo RD Station, guarda a referência da origem da visita ao site.
_fbp3 mesesEste cookie é configurado pelo Facebook para exibir anúncios quando estiver no Facebook ou noutra plataforma digital onde é usada publicidade do Facebook
_ga2 anosEste cookie é configurado pelo Google Analytics, calcula dados de visitantes, sessões, campanhas e acompanha o uso do site. O cookie armazena informações anónimas atribuindo um número aleatório para distinguir visitantes únicos.
_ga_[ID]2 anosEste cookie é configurado pelo Google Analytics é usado para distinguir os visitantes.
_gat_UA-[ID]1 minutoEste cookie é configurado pelo Google Analytics, onde o elemento padrão no nome contém um número que identifica o site. É uma variação do cookie _gat usado para limitar a quantidade de dados registados pelo Google em sites de alto volume de tráfego.
_gid1 diaEste cookie é configurado pelo Google Analytics guarda um ID único que é usado para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site
_rdtrk9 anos 8 meses 4 dias 9 horas 21 minutosEste cookie é configurado pelo RD Station, guarda a lista de todas as páginas que o visitante acedeu.
AnalyticsSyncHistory1 mêsEste cookie é usado pelo Linkedin para guardar informação sobre quando ocorreu a sincronização com o cookie lms_analytics para os visitantes dos países selecionados.
bcookie2 anosEste cookie é usado pelo Linkedin para guardar informação sobre quando ocorreu a sincronização com o cookie lms_analytics para os visitantes dos países selecionados.
fr3 mesesEste cookie é usado pelo Facebook permite mostrar anúncios relevantes aos visitantes, analisando o comportamento do visitante noutros websites que possuem pixel do Facebook ou o plugin social do Facebook.
rdtrk1 anoEste cookie é configurado pelo RD Station, guarda a lista de todas as páginas que o visitante acedeu.
UserMatchHistory1 mêsEste cookie usado pelo LinkedIn para sincronizar os ID's dos Ads.
YSCsessãoEste cookie é usado pelo Youtube para guardar as visualizações de videos do youtube embebidos em páginas.
yt-remote-connected-devicesnuncaEste cookie é usado pelo YouTube para guardar as preferências de video do visitante nos videos embebidos.
yt-remote-device-idnuncaEste cookie é usado pelo YouTube para guardar as preferências de video do visitante nos videos embebidos.
yt.innertube::nextIdnuncaEste cookie é usado pelo YouTube regista um ID único para guardar quais os vídeos que o visitante visualizou.
yt.innertube::requestsnuncaUsed by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Outros
Cookies que estão atualmente a ser analisados pela nossa equipa.
CookieDuraçãoDescrição
cookietestsessãoEste cookie está a ser analisado pela nossa equipa.
cxssh_status3 meses 8 diasEste cookie está a ser analisado pela nossa equipa.
Funcionais
Estes cookies são usadas para melhorar a experiência e funcionalidades do nosso website, permitem também guardar as preferências do utlizador para futuras vistas.
CookieDuraçãoDescrição
_icl_visitor_lang_js1 diaEste cookie é configurado pelo WPML WordPress plugin guarda o idioma redirecionado.
bscookie2 anosEste cookie é usado pelo LinkedIn guarda se o utlizador fez login com multi-factor
CONSENT2 anosEste coookie é usado pelo YouTube em videos embebidos e regista dados estatísticos anonimamente.
langsessãoEste cookie é usado pelo LinkedIn para guardar a escolha do idioma do visitante no website linkedin.com.
li_gc2 anosEste cookie é usado pelo Linkedin para guardar o consentimento dos visitantes acerca do uso de cookies não essenciais.
lidc1 diaEste cookie é usado pelo LinkedIn para facilitar a escolha do datacenter.
VISITOR_INFO1_LIVE5 meses 27 diasEste cookie usado pelo YouTube para medir a largura de banda de modo a determinar se o visitante acede à nova ou à antiga interface.
wpml_browser_redirect_testsessãoEste cookie é usado pelo WPML WordPress plugin é usado para testar se os cookies estão ativos no browser.
Salvar e Aceitar
  • Português